Candidaturas ao “Jovem Autonomia” até 31 de maio
Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego
Arranca esta quarta-feira, dia 7 de maio, o período de candidaturas “Jovem Autonomia”, programa promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, para aproximar o público jovem dos símbolos da Autonomia, neste caso através da interpretação tocada e cantada, ou em versão a capella, do Hino dos Açores.
As candidaturas decorrem até 31 de maio e devem ser submetidas através de formulário eletrónico disponível no Portal da Juventude, em juventude.azores.gov.pt/ .
Podem participar no “Jovem Autonomia” jovens naturais e/ou residentes nos Açores com idades compreendidas entre os 6 e os 35 anos, a título individual ou integrados em entidades coletivas sem fins lucrativos e/ou grupos informais de jovens, conforme determina o Regulamento do programa.
Os jovens com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos, inclusive, são integrados no Escalão 1; com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, inclusive, são integrados no Escalão 2; e com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, inclusive, são integrados no Escalão 3.
À candidatura vencedora de cada um dos escalões é atribuído um prémio no valor de 200 euros, no caso do Escalão 1; de 300 euros, no caso do Escalão 2; e de 500 euros, no caso do Escalão 3.
Integram o júri do “Jovem Autonomia” Ana Paula Andrade (presidente), Aníbal Raposo, Hélder Bettencourt, Luís Bettencourt e Marisa Oliveira.
Os vencedores serão divulgados no Dia da Região, que se assinala este ano a 9 de junho.
A música oficial do Hino dos Açores foi composta pelo regente de filarmónica Joaquim Lima, tendo sido, com o arranjo do maestro Teófilo Frazão, aprovada, em 1979, pelo Decreto Regulamentar Regional n.º 13/79/A, de 18 de maio.
A sua letra foi encomendada pelo Governo Regional a Natália Correia - por muitos considerada a maior poetisa açoriana de todos os tempos -, tendo sido aprovada, em 1980, pelo Decreto Regulamentar Regional n.º 49/80/A, de 21 de outubro.
O Hino, que simboliza a história, a geografia e cultura dos Açores, foi cantado em público, pela primeira vez, a 27 de junho de 1984, pelos alunos do Colégio de São Francisco Xavier, em Ponta Delgada.