2 de Maio 2025 - Publicado há 3 dias, 3 horas e 41 minutos
Artur Lima sublinha “oportunidades de cooperação mútua” com a Região Autónoma do Príncipe
location Angra do Heroísmo

Vice-Presidência do Governo Regional

O Vice-Presidente do Governo dos Açores procedeu, na quarta-feira, à assinatura de um protocolo de cooperação entre o Governo da Região Autónoma dos Açores e o Governo da Região Autónoma do Príncipe em áreas de objetivos e desafios comuns.

“Este é um primeiro passo que queremos que venha a dar frutos e que seja também progressivo nas suas diversas ações”, afirmou Artur Lima.

O acordo agora concretizado “pretende-se pragmático, prático e executável”, tendo ambas as Regiões “muito a aprender uma com a outra”, enfatizou.

O protocolo celebrado entre a Região Autónoma dos Açores e a Região Autónoma de Príncipe visa promover a cooperação estratégica nos domínios da ciência e tecnologia, comunicações, educação e formação, energia renovável, mar, ambiente e agricultura.

“É um protocolo de partilha, de partilha de um povo, em primeiro lugar, de toda esta solidariedade de ser ilhéu”, relevou o Vice-Presidente do Governo.

O estreitamento de laços entre as Regiões materializa-se na “proteção do ambiente, na cultura, na ciência, no turismo, no mar, na agricultura. Todas essas áreas que são da vivência de um ilhéu”, prosseguiu.

“Muito podemos ajudar na autossuficiência energética”, área em que os Açores estão a “investir muito” e têm “conseguido resultados palpáveis”, destacou Artur Lima.

Na cooperação ao nível do ensino, “é possível que se possa colaborar com bolsas de estudo para estudantes do Príncipe”, salientou.

Os desafios e objetivos partilhados estendem-se também ao setor agrícola: “este Governo tem feito um esforço enorme para promovermos a autossustentabilidade alimentar, e isso é fundamental numa região autónoma”, afirmou Artur Lima.

“A Autonomia é uma conquista dos dois povos e nós como governantes temos o dever e a obrigação de pugnar por ela para darmos as melhores condições de vida às nossas populações”, sublinhou Artur Lima após a assinatura do protocolo.

E prosseguiu: a Autonomia “é um processo contínuo, progressivo e que nunca terá um fim. Tem de ter evolução. Tem de ter progresso”.

O Vice-Presidente do Governo dos Açores esteve presente nas comemorações dos 30 anos de autonomia da Região Autónoma do Príncipe, a 29 de abril.

© Governo dos Açores | Fotos: VPGR

Partilhar