1 de Maio 2025 - Publicado há 1 dias, 7 horas e 9 minutos
António Ventura diz que Sagal Expo representou momento positivo para empresas açorianas
location Lisboa

Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação

O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, visitou na quarta-feira, em Lisboa, a representação dos Açores na Sagal Expo 2025 – Feira de Exportação dos Sabores de Portugal, vincando que a mostra foi favorável para os empresários presentes.

“Esta é uma feira de contactos e oportunidades de negócios que permite dar a conhecer os nossos produtos. Somos reconhecidos a nível mundial como um exemplo de uma região de sustentabilidade”, frisou o governante, depois de contactar com todos os empresários açorianos presentes.

Tendo o maior ‘stand’ da referida feira, sob a alçada da Marca Açores, estiveram presentes, nesta edição, no espaço da Região, um total de 26 empresas de várias ilhas e de diferentes sectores de produção alimentar.

“As empresas fazem um balanço de sucesso, de mais vendas e contactos”, destacou António Ventura, para quem a política pública do Governo dos Açores, de valorização dos produtos regionais, é para continuar.

Com a participação de cerca de 400 empresas e cerca de 1.100 compradores de mais de 95 países, dos quais se destacam França, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Angola, Moçambique, Emirados Árabes Unidos, entre outros, os Açores marcaram, uma vez mais, presença num dos maiores encontros anuais de empresas e empresários líderes na exportação, possibilitando o encontro com importantes importadores da indústria alimentar dos cinco continentes.

A presença da Região neste certame contou com a participação directa das empresas ARCOA (Queijaria Ilha de Santa Maria); Azores Brewing Company; Azorfisk; Cássio Amarante (Genuínas e São Jorge do Meio do Mar); CD Lux Investment; Conseran – Conservas Do Atlântico Norte; Cooperativa Celeiro da Terra; Estufaçor; Fábrica de Licores Eduardo Ferreira & Filhos; Flying Fish Azores; Garcez & Santos; Insulac; Açoresmel; LactAçores; Lima & Quental; Loop Pursuit; Marta Tomé & Filhas; Plantações de Chá Gorreana; Prolacto Lacticínios de São Miguel; Promineral; Pronicol; Quintal dos Açores; RTM Lacticínios do Pico; Sicosta; Sociedade Conserveira Açoriana; e Sociedade Corretora.

Atualmente, num universo de cerca de 308 empresas, existem mais de 8.000 selos Marca Açores, sendo 95% referentes a produtos alimentares, o que constitui uma clara necessidade de se continuar em apostar na afirmação dos produtos e empresas em mercados de valor acrescentado, bem como procurar outros que valorizem a produção, as empresas e as ilhas dos Açores.

© Governo dos Açores | Fotos: SRAA

Partilhar