1 de Maio 2025 - Publicado há 1 dias, 7 horas e 1 minutos
Prevenção de maus-tratos na infância é “responsabilidade de todos”, realça Mónica Seidi
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social declarou esta semana que a prevenção e o combate aos maus-tratos na infância é uma “responsabilidade de todos”, adiantando que o Governo dos Açores tem na calha duas novas medidas sobre o tema.

O anúncio foi feito em Ponta Delgada na sessão de encerramento do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, dinamizado pelo Comissariado dos Açores para a Infância.

Monica Seidi referia-se à apresentação, já em maio, da campanha “Nem todos os laços são familiares”, no âmbito do IV Plano Regional de Combate à Violência Doméstica.

A integrar o mesmo Plano, com adaptação à Região Autónoma dos Açores, será apresentada a Orientação n.º1/2022 da Direção Geral da Saúde, que respeita à atuação em situação de violência doméstica em adultos e ao registo clínico de violência em adultos, que vai facilitar a sinalização de crianças vítimas à exposição de violência doméstica.

“O combate aos maus-tratos infantis deve ser mantido durante todos os dias do ano”, assinalou a governante.

Abril é por excelência o mês da prevenção dos maus-tratos e, nos Açores, foram várias as iniciativas realizadas, desde logo pelas comissões de proteção de crianças e jovens em articulação e colaboração com as autarquias, para além da iluminação em tons de azul de espaços públicos concelhios.

Segundo relatório oficial, entraram, no geral, nas 19 comissões de proteção, um total de 3.160 processos que envolveram 2.949 crianças/jovens.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSSS

Partilhar