Aplicação mySaúde Açores já atingiu metade da meta de registos estabelecida até setembro
Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social
A aplicação e portal mySaúde Açores ultrapassou já, três meses após o seu lançamento, os 12 mil registos, alcançando cerca de metade da meta de registos estabelecida até setembro.
Os números superam as expectativas e refletem não só a forte adesão dos açorianos, como também o empenho dos profissionais de saúde em serem parte ativa no pioneiro projeto de modernização do Serviço Regional de Saúde.
O mySaúde Açores foi lançado oficialmente a 28 de janeiro, após uma fase de testes realizada em dezembro pelos profissionais da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel.
Inicialmente, as funcionalidades centravam-se em pedidos de marcação de consultas, teleconsultas e acesso aos principais dados de saúde do utente. Em menos de três meses, foram adicionadas novas funcionalidades, como a emissão de declarações de presença, pedidos de renovação de receituário crónico e sincronização das consultas com o calendário do telemóvel.
No arranque, estas funcionalidades estavam disponíveis apenas nos centros de saúde. Desde 10 de abril, o Hospital da Horta passou a integrar a rede, tornando-se o primeiro hospital a fazê-lo, um marco que justifica o facto de o Faial ser atualmente a ilha com a maior percentagem de utentes registados. Com a integração prevista dos hospitais da Terceira e de São Miguel, em datas a anunciar brevemente, espera-se um crescimento ainda mais expressivo da adesão de utentes.
Ao longo destes primeiros três meses, a resposta dos cidadãos tem sido crucial para o aperfeiçoamento do mySaúde Açores. Entre as funcionalidades mais elogiadas destaca-se a possibilidade de associar vários perfis de utilizador a um único número de telefone, permitindo que cuidadores possam gerir as consultas e prescrições de filhos, pais ou avós, facilitando o acompanhamento de familiares com dificuldades no uso da tecnologia.
Estão previstas novas funcionalidades para os próximos meses, reforçando o compromisso de melhorar o acesso aos cuidados de saúde de todos os açorianos e de ultrapassar os desafios impostos pela insularidade. O mySaúde Açores conta com a Siemens Healthineers como parceiro tecnológico e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).