Jovens açorianos medalhados no Skills Portugal divulgam oferta formativa para o ano letivo 2025/2026 nas Escolas Profissionais
Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego
Estão em oferta para o ano letivo 2025/2026 nas 16 Escolas Profissionais da Região um total de 54 novos cursos profissionais de nível IV, podendo abranger um total de 1.103 novos formandos, adiantou hoje, em Ponta Delgada, a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro.
Os novos cursos enquadram-se em 20 áreas profissionais como Turismo e Lazer; Hotelaria e Restauração; Economia Verde e Economia Azul; Indústrias Alimentares; Eletrónica e Automação; Saúde; Trabalho Social e Orientação; Desporto; ou Contabilidade e Fiscalidade, tratando-se da “maior oferta de sempre e um acréscimo de seis novos cursos” em relação ao número de cursos em oferta para o ano letivo que agora está a terminar, disse.
Maria João Carreiro, que falava em conferência de imprensa, enalteceu o esforço das Escolas Profissionais para “adequar os cursos às necessidades das empresas e aos interesses dos jovens” que pretendem ingressar na via de ensino profissionalizante e de dupla certificação (12.º ano e certificação profissional), sinalizando que esta oferta é uma “oportunidade para atrair mais jovens para uma escolha segura e com muito futuro”.
Tendo em vista a sensibilização dos jovens para o período de candidaturas aos novos cursos, o Governo dos Açores vai iniciar já na próxima quinta-feira, dia 1 de maio, a campanha de comunicação “A Tua Primeira Escolha".
Este ano, os protagonistas da campanha serão os formandos açorianos medalhados no Skills Portugal, que decorreu em novembro, em Santa Maria da Feira, onde a Região conquistou 18 medalhas, das quais sete de ouro.
“O Ensino Profissional nas Escolas Profissionais oferece todas as condições para ser a primeira escolha dos jovens açorianos, pelo que o nosso objetivo é tornar ainda mais claras as vantagens e as oportunidades desta via de ensino não só entre os jovens, incluindo entre aqueles que tencionam vir a concorrer ao Ensino Superior, mas também entre os pais e encarregados de educação”, explicou a Secretária Regional.
Apesar da redução do número de alunos no sistema de ensino, o crescimento registado nas Escolas Profissionais nos três últimos anos letivos – mais cursos e mais formandos – “sustentam a nossa confiança de que mais jovens possam, de facto, vir a prosseguir os seus estudos numa Escola Profissional”, às quais está associada uma imagem de qualidade da oferta e de valorização dos percursos formativos dos jovens.
O estudo do Observatório do Emprego e Qualificação Profissional desenvolvido no início deste ano para aferir os interesses vocacionais dos alunos dos 8.º e 9.º anos do Ensino Básico das escolas da Região sinaliza que entre jovens que admitem optar por um curso profissional para prosseguir estudos, mais de 80% escolhe uma Escola Profissional para o efeito.
Participaram na conferência de imprensa o Diretor Regional de Qualificação Profissional e Emprego, Renato Medeiros; a Presidente da Direção da Associação de Escolas Profissionais dos Açores, Ana Paula Mendonça; e Isabel Marques, do Secretariado Regional dos Açores da Associação Nacional de Escolas Profissionais.
Na ocasião, a governante enalteceu o diálogo e a cooperação entre o Governo dos Açores e as Escolas Profissionais e suas associações representativas para afirmar a importância estratégica do Ensino Profissional nas Escolas Profissionais para a Região, lembrando que a oferta de cursos profissionais nas Escolas Profissionais é hoje mais do dobro da oferta de cursos profissionais nas Escolas de Ensino Geral, num esforço ao qual deve também corresponder a não concorrência entre Escolas Profissionais no mesmo concelho.
“O desafio que deixo aos jovens, pais e encarregados de educação é para que confiem nas oportunidades do Ensino Profissional nas Escolas Profissionais. O Ensino Profissional nas Escolas Profissionais permite a um jovem ser aquilo que quiser e fazer aquilo que quiser após terminar o seu curso, sem estigmas, antes pelo contrário, com reconhecida valorização pelas empresas e pelas universidades”, concluiu Maria João Carreiro.
Os cursos em oferta para o ano letivo 2025/2026 podem ser consultados no portal https://emprego.azores.gov.pt/atuaprimeiraescolha/, sendo que as candidaturas são efetuadas diretamente nas Escolas Profissionais.