10 de Abril 2025 - Publicado há 7 dias, 9 horas e 56 minutos
Hospital da Horta é o primeiro a integrar o mySaúde Açores
location Horta

Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, anunciou hoje a integração do Hospital da Horta no projeto mySaúde Açores.

As funcionalidades da aplicação e do portal mySaúde Açores eram, até à data, aplicáveis exclusivamente aos centros de saúde, mas, a partir de hoje, os utentes do Hospital da Horta poderão ter acesso ao agendamento das consultas marcadas naquele hospital, fazer sincronização com a agenda do seu telemóvel e pedir a declaração de presença - em breve ficará disponível o agendamento de meios complementares diagnóstico e de terapêutica.

A entrada do primeiro hospital no mySaúde Açores é um importante marco no projeto, integrado num amplo plano de modernização do Serviço Regional de Saúde.

Mónica Seidi elogia “o empenho de todos em contribuir para a constante melhoria da aplicação, que conta já com mais de 10 mil açorianos inscritos desde que foi lançada, em janeiro deste ano, e mais de 77 mil acessos”.

Com esta nova integração, a Secretária Regional da tutela espera que ainda mais utentes se registem e usufruam das vantagens da aplicação, sendo que o universo de utentes passa a atingir os 92 mil, com cerca de 11 mil consultas futuras.

Pedidos de marcação de consulta, teleconsultas e acesso facilitado aos dados administrativos do utente foram as funcionalidades inicialmente introduzidas nos Cuidados de Saúde Primários.

Em menos de três meses desde o lançamento inicial, novas vantagens ficaram disponíveis para os utentes, entre elas o acesso a declarações de presença, o pedido de renovação de receituário crónico e a sincronização de consultas com o calendário do telemóvel. Destaca-se ainda a possibilidade de ter mais do que um utente associado a um número de telefone, tornando possível fazer a gestão de mais do que uma conta, incluindo, por exemplo, menores a cargo do utente ou familiares idosos, estando disponível também o histórico de consultas a partir de 1 de janeiro de 2024.

Este projeto, que tem a Siemens Healthineers como parceiro, surge no âmbito do Hospital Digital, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e tem como principal objetivo tornar o acesso aos cuidados de saúde mais fácil e cómodo para todos os utentes do Serviço Regional de Saúde.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSSS

Partilhar