Berta Cabral defende que Governo e Câmara da Horta estão a dar “salto de dezenas de anos em direção ao futuro” do Faial
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade de Infraestruturas, afirmou hoje, na cidade da Horta, que o Governo e os municípios têm que ser cada vez mais ambiciosos nas obras que promovem e concretizam para que se possam continuar a criar condições para melhorar a qualidade de vida das populações.
Berta Cabral falava, em representação do Presidente do Governo, no lançamento da 1.ª pedra da empreitada de requalificação do Eixo Algar-Courelas, na ilha do Faial.
Esta obra e a Variante à Horta contribuem para dar “um salto de décadas na cidade e em toda a ilha do Faial”.
E justificou: “esta obra aguardava há 45 anos e a variante aguardou mais de 30 anos. Estamos - Governo e Câmara - a dar um salto de dezenas de anos em direção ao futuro e é para isso que nós cá estamos”.
A governante recordou as várias obras do Governo na ilha do Faial, destacando a construção da variante, o melhoramento de serviços no Hospital da Horta, a criação das residências universitárias, a resolução das habitações Sal Brum, o Martec e muitos outros investimentos em várias áreas, o que vai “trazer uma nova dimensão e desenvolvimento a esta ilha, contribuindo para a centralidade oceânica do Faial”.
“Estamos a promover a resolução, de forma descentralizada, dos problemas de cada uma das nossas ilhas, de cada um dos nossos concelhos e das nossas freguesias”, disse ainda Berta Cabral, sublinhando: “temos muita honra e muito orgulho no trabalho que temos vindo a desenvolver com o poder local. Com todos a trabalhar multiplicamos esforços e produzimos um efeito multiplicador com resultados consequentes para as pessoas”.
Como adiantou, “os autarcas têm tantas dificuldades e tantos problemas para gerir no dia a dia, que, muitas vezes, deixam para segundo plano as obras estruturantes”.
“No entanto, estamos, agora, perante uma obra estruturante, o maior investimento de sempre da Câmara Municipal da Horta na rede viária”, prosseguiu.
Berta Cabral destacou, entretanto, a cooperação entre o Governo dos Açores a o município da Horta, por exemplo com a assinatura de contratos ARAAL para a concretização de investimentos que visam dar maior qualidade de vida às populações: “resolvemos, desta forma, os problemas dos cidadãos através da política de proximidade”.
A obra em questão, que representa um investimento de 3,29 milhões de euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, engloba a reabilitação do pavimento, a construção de muros de suporte onde seja necessário por razões de segurança, a requalificação das artérias com largura mínima de cinco metros, a reformulação do cruzamento Algar/Courelas/Lameiro Grande/Cruz da Portela, através da construção de uma rotunda, a execução de um percurso ciclável e de pontos de carregamento elétrico, quer para automóveis quer para bicicletas, e ainda a remodelação da rede de abastecimento de água e de drenagem de águas pluviais viabilizando a melhoria da qualidade da água servida à população em termos de sabor, assim como o aumento do caudal no abastecimento ao parque empresarial.
Este eixo viário serve diretamente as freguesias das Angústias, Feteira e Flamengos, três das mais populosas da ilha do Faial, constituindo uma alternativa à variante.