Nova Unidade de Dia Especializada em Demências é “passo arrojado e necessário”, afirma Artur Lima
Vice-Presidência do Governo Regional
O Vice-Presidente do Governo presidiu à inauguração da nova Unidade de Dia Especializada em Demências, esta segunda-feira, na Casa de Saúde do Espírito Santo de Angra do Heroísmo.
Para Artur Lima, este é um “passo arrojado e necessário que muito enriquecerá” o trabalho social do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus em Angra do Heroísmo e em toda a ilha Terceira.
"Enquanto não se aposta na prevenção, não conseguimos combater as doenças”, disse o Vice-Presidente do Governo.
“É sempre mais barato prevenir do que tratar. E, por isso, este centro é muito importante”, afirmou.
A Casa de Saúde do Espírito Santo de Angra do Heroísmo presta assistência em psiquiatria e saúde mental a pessoas do género feminino desde 1967. A nova unidade representa uma mais-valia para todas as utentes que, devido a patologias neurodegenerativas, necessitam do devido acompanhamento especializado.
É também uma unidade com um papel importante para as famílias, amigos, cuidadores e demais pessoas que acompanham as pacientes no seu quotidiano, e que procuram apoio profissional quando as situações se vão complexificando.
“Nada substitui o carinho de um filho a um pai, o humanismo ou o acompanhamento que possa ter estando numa instituição”, enfatizou Artur Lima.
“Chega a altura de se estabelecer verdadeiras parcerias entre o Estado, as IPSS e as famílias. Sem o envolvimento das famílias, não chegamos lá”, prosseguiu.
A este propósito, o Vice-Presidente lembrou o programa pioneiro “Novos Idosos” concebido para ser parceiro das instituições, permitindo que “as pessoas possam envelhecer em casa, no seu meio, com as suas coisas, nas suas freguesias, com os seus cheiros ou com os seus afetos”. A partir deste programa é possível “fazer parcerias com centros como este, para que as pessoas possam receber apoio, estando em casa”, relevou o governante.
“Se deteta que as pessoas têm sinais de demência mais cedo, mais cedo se pode atuar. Prevenir, prevenir, prevenir. É o mais importante que nós podemos fazer na área da Saúde, ou em qualquer área que seja” sublinhou o Vice-Presidente.
Ao desenvolver a sua ação de uma perspetiva preventiva, a nova Unidade de Dia Especializada em Demências “é fundamental nesta matéria”, concluiu Artur Lima.
A Região Autónoma dos Açores mantém acordos de cooperação com o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus para a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de doentes do foro da saúde mental e psiquiátrica.