2 de Abril 2025 - Publicado há 1 dias, 5 horas e 15 minutos
Caminho Agrícola do Farol é “ambição antiga” que vai valorizar São Jorge e os Açores, realça José Manuel Bolieiro
location Velas

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, sublinhou hoje que o Caminho Agrícola do Farol, cujo projeto foi hoje apresentado nas Velas, representa uma “ambição antiga” dos residentes locais, mas vai projetar não só São Jorge como toda a Região.

“Os Açores não são uma abstração, são uma realidade. Cada ilha conta e deve ser potenciada. É preciso ter uma estratégia e definir responsabilidades”, frisou o governante, numa sessão que contou também, entre outros, com o Secretário Regional com a tutela da agricultura, António Ventura, o Presidente da IROA S.A., Pedro Hintze Ribeiro, e o Presidente da Câmara de Velas, Luís Silveira.

O caminho em causa servirá “não só para a agropecuária, mas também como elemento de visitação turística”, representando um “projeto valorizador do território”.

Em causa está um caminho de cerca de quatro quilómetros, num investimento de 1,95 milhões de euros, mais IVA, com 85% de participação comunitária e 15% do Orçamento da Região.

“O meu grau de satisfação maior é estarmos hoje a compreender o futuro através do seu planeamento. Valorizar o território é uma missão que o Governo, e os autarcas também, devem ter sempre como objetivo estratégico”, prosseguiu José Manuel Bolieiro.

A apresentação do projeto marcou o início do segundo de três dias de visita estatutária do Governo dos Açores à ilha de São Jorge.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar