21 de Março 2025 - Publicado há 2 dias, 8 horas e 32 minutos
José Manuel Bolieiro destaca proximidade e cooperação para desenvolvimento da ilha do Pico
location Pico

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, reafirmou na quinta-feira o compromisso do executivo regional com o desenvolvimento da ilha do Pico, durante um encontro com o Conselho de Ilha. O governante sublinhou a importância do “diálogo” constante com as autarquias locais para “fortalecer a cooperação” e responder aos desafios enfrentados pela ilha.

“Este foi um Conselho de Ilha muito positivo, onde foram respondidas as questões levantadas relativamente aos projetos em desenvolvimento pelo Governo dos Açores”, afirmou, destacando a evolução de vários pontos anteriormente sinalizados pelos conselheiros.

“Este diálogo de proximidade com os municípios é essencial para que possamos ajustar as nossas políticas públicas às suas reais necessidades”, acrescentou.

Entre os temas abordados, destacou-se a necessidade de melhorar as acessibilidades, tanto aéreas como interilhas, sublinhando-se a importância do Pico como “gateway' para as ligações territoriais. O líder do executivo regional sublinhou que “as acessibilidades são um desafio comum a vários concelhos”, reconhecendo a complexidade do tema e a necessidade de garantir soluções adequadas.

O Presidente do Governo manifestou também satisfação com a decisão do Conselho de Administração do Grupo SATA em reforçar as ligações aéreas para a ilha do Pico, considerando-a “uma oportunidade de desenvolvimento do turismo na época alta”.

Além das questões ligadas à acessibilidade, foram discutidos projetos estruturantes, como a construção do novo Centro de Saúde das Lajes do Pico, cuja conclusão está prevista para 2028. Até ao final do ano, será adquirido um novo aparelho de Raio-X de última geração, com cofinanciamento do programa Açores 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o que permitirá melhorar a oferta de cuidados de saúde à população e reforçar os meios tecnológicos disponíveis ao serviço da saúde local.

José Manuel Bolieiro assegurou ainda a intervenção em caminhos rurais, agrícolas e florestais, que também são percursos de lazer e de visita turística, destacando o compromisso do Governo em beneficiar estas infraestruturas.

“Mais do que a prioridade do aumento da pista, que é uma prioridade, destacamos a importância das acessibilidades para garantir o desenvolvimento sustentado da ilha”, concluiu o Presidente do Governo dos Açores.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar