12 de Março 2025 - Publicado há 13 horas e 37 minutos
Gratuitidade das creches já abrange 4.686 crianças, valoriza Mónica Seidi
location Horta

Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, revelou, na sua primeira intervenção no plenário desta semana, que a gratuitidade das creches até ao 16.º escalão abrangeu 4.686 crianças açorianas, o que representa uma poupança às famílias superior a 4,1 milhões de euros.

Estes números significam um aumento considerável na comparação com 2020, durante a governação socialista, altura em que a gratuitidade das creches, aplicando-se apenas até ao 7.º escalão, abrangia apenas 590 crianças - oito vezes menos.

"Nos Açores, a rede social de resposta à primeira infância funciona com o apoio dos parceiros do setor, nomeadamente privados sem fins lucrativos e, num futuro próximo, privados cuja capacidade já instalada possa dar uma resposta mais célere e ajudar a melhorar o acesso às creches nos Açores”, vincou.

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social disse ainda que, com os Governos da coligação, “foram criadas, em quatro anos, 805 vagas, levando a que a capacidade instalada aumentasse para 3.699 em 2024 em relação às 2.894 vagas de2020”.

A isto, considera a governante, não é alheio o facto de se ter aumentado a abrangência da medida até ao 16.º escalão, em vez de haver uma limitação até ao 7.º, o que foi possível graças ao investimento superior a 22,7 milhões de euros à data de 31 de dezembro de 2024.

“Temos obras a decorrer nas ilhas Terceira, São Jorge, Flores, Pico e São Miguel” disse.

E prosseguiu: "em 2022, 2023 e 2024 foram concluídos investimentos em quatro ilhas, que são a Terceira, a Graciosa, São Miguel e Santa Maria, e que reforçaram a capacidade instalada e já estão autorizadas, para este ano, mais 94 vagas que incluem 10 no concelho do Nordeste e 74 em Ponta Delgada, no Colégio de São Francisco Xavier, entre outras.

Mónica Seidi expressou igualmente “o foco do Governo Regional em continuar a aumentar o número de vagas de acordo com a procura dos últimos anos”.

© Governo dos Açores | Fotos: GRA

Partilhar