12 de Março 2025 - Publicado há 22 dias, 21 horas e 19 minutos
Mário Rui Pinho destaca compromisso com a economia azul e a inovação para o desenvolvimento sustentável dos Açores
location Horta

Secretaria Regional do Mar e das Pescas

Realizou-se na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na cidade da Horta, no âmbito do Projeto Life IP Azores Natura, a formação "Património Natural e Áreas Marinhas Protegidas dos Açores”.

Esta formação abordou temas essenciais para a preservação da biodiversidade marinha e costeira dos Açores e contou com a participação de técnicos da Direção Regional de Políticas Marítimas.

O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho, destacou, na sessão de boas-vindas aos participantes, que, "para o Governo, formar é desenvolver a Região” e sublinhou a importância de cumprir três grandes objetivos no âmbito da economia azul.

O primeiro objetivo é conhecer o mar dos Açores, aprofundando o conhecimento sobre o ecossistema marinho, abrangendo a sua superfície, o fundo do mar e a área arquipelágica. Este conhecimento é fundamental para compreender a relação entre o oceano e o clima, destacando o papel regulador do mar nas alterações climáticas e a relevância da biodiversidade da Região.

O segundo objetivo diz respeito à aplicação do conhecimento ao desenvolvimento tecnológico, exigindo a criação de novas tecnologias e políticas voltadas para a economia azul. Isso inclui o controle e a gestão das zonas 'offshore' dos Açores, onde o Governo Regional tem investido fortemente na inovação. Dentro das iniciativas em destaque está a criação de um centro experimental de investigação e desenvolvimento ligado ao mar dos Açores, denominado MARTEC, e a aquisição de um novo navio de investigação, que reforçam a capacidade científica e operacional da Região.

O terceiro e último objetivo, interligado ao segundo, consiste em transformar o conhecimento e a inovação em valor económico para os Açores, promovendo uma gestão mais eficiente dos recursos marinhos, gerando novos empregos, fomentando uma economia sustentável.

“A importância de todo esse conhecimento deve ser transferido para as empresas e para os cidadãos, com o objetivo único de impulsionar a economia, promovendo o desenvolvimento, licenciamento e a gestão das atividades existentes, emergentes e futuras”, realçou o Secretário Regional.

Este evento será replicado no dia 14 de março, na ilha Terceira, e no dia 17 de março, na ilha de São Miguel, permitindo alargar a discussão e sensibilização sobre a conservação marinha nos Açores.

© Governo dos Açores | Fotos: SRMP

Partilhar