José Manuel Bolieiro anuncia investimento de 1,8 milhões na Saúde e apoio social para a Graciosa
Presidência do Governo Regional
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu hoje à cerimónia de lançamento da primeira pedra da Empreitada de Remodelação do Centro de Saúde de Santa Cruz, na ilha Graciosa, que será adaptado para acolher uma Estrutura Residencial para Idosos (ERPI).
O investimento, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa, permitirá garantir uma nova funcionalização para o edifício, evitando a sua degradação e contribuindo para reforçar a resposta social na região.
"Em vez de uma opção de risco, que seria o abandono e a transformação em ruína, apostámos na refuncionalização do edifício, tornando-o um complemento à estrutura residencial para idosos de Santa Cruz da Graciosa", afirmou José Manuel Bolieiro.
A remodelação do antigo Centro de Saúde prevê uma capacidade de 14 utentes e representa um investimento total de 1,4 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A empreitada terá um prazo de execução de 360 dias e está prevista para começar em maio de 2025.
Outro investimento relevante anunciado pelo Governo dos Açores, durante a visita estatutária que hoje termina, é a ampliação do edifício do Centro de Saúde da Ilha Graciosa, que permitirá a instalação de um equipamento de Tomografia Computorizada (TAC) e respetivos apoios. A intervenção, que aumentará a área total do edifício para 1.770 metros quadrados, terá um custo de 448 mil euros e um prazo de execução de 180 dias.
O líder do executivo açoriano destacou a importância da iniciativa: "não só damos resposta com este investimento, como garantimos disponibilidade futura", vincou.
O governante reforçou ainda que o seu executivo “tem vindo a desenvolver uma estratégia de desenvolvimento das unidades de saúde em todas as ilhas, reformando a capacidade instalada com equipamentos".
Foram ainda atribuídas na visita duas viaturas elétricas de nove lugares a propósito do programa Gerações em Movimento (GERMOV): uma à Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia e outra à Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa.
Estas iniciativas integram um plano mais vasto do Governo dos Açores para reforçar os serviços de saúde e apoio social nos Açores, garantindo uma resposta adequada às necessidades específicas de cada ilha.