25 de Fevereiro 2025 - Publicado há 17 horas e 51 minutos
Governo dos Açores investe na construção de novas moradias na ilha Graciosa
location Graciosa

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, acompanhado pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, anunciou hoje o lançamento do concurso público para a construção de três moradias na ilha Graciosa.

Este investimento, no valor de 720 mil euros, acrescido de IVA, será financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

As habitações, de tipologia T3, serão edificadas em lotes infraestruturados na ilha, especificamente nos lotes 1 e 8 do Loteamento da Rua Barão Fonte do Mato, na freguesia de São Mateus, e no lote 4 do Loteamento das Dores, na freguesia de Santa Cruz da Graciosa. A empreitada terá um prazo de execução de até 420 dias e será adjudicada com base na proposta economicamente mais vantajosa, seguindo a modalidade de multifator.

Paralelamente, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, irá desenvolver o projeto de construção das infraestruturas da segunda fase do loteamento da Rua Barão Fonte do Mato, na freguesia de São Mateus, concelho de Santa Cruz da Graciosa.

A Direção Regional da Habitação será responsável pela contratação do serviço de elaboração do projeto, financiado por fundos europeus, nomeadamente pelo PRR. O prazo de execução deste projeto será de 50 dias e contemplará o planeamento das infraestruturas necessárias para viabilizar a futura construção de habitações.

O líder do executivo açoriano destacou que 80% dos concursos lançados no âmbito do PRR para habitação na Região Autónoma dos Açores já estão cumpridos, evidenciando o compromisso do Governo Regional em garantir habitação condigna e reforçar a oferta habitacional na Região.

"Estamos a cumprir com os compromissos assumidos e a proporcionar melhores condições de vida às famílias açorianas", afirmou.

José Manuel Bolieiro expressou satisfação com os avanços obtidos, apesar dos desafios relacionados com a escassez de mão de obra, a disponibilidade de materiais e os custos associados.

"Apesar das dificuldades, estamos a conseguir excelentes resultados, demonstrando a capacidade de resiliência e execução do nosso Governo", sublinhou.

No âmbito do PRR, a Direção Regional da Habitação já concretizou a requalificação de cinco imóveis na ilha Graciosa, num investimento de 259.205,77 €, acrescido de IVA.

Esta ação integra-se no esforço do Governo dos Açores para promover a fixação populacional através da melhoria do parque habitacional e do incentivo à construção de novas moradias.

"O nosso objetivo é assegurar uma oferta habitacional que permita a fixação da população, garantindo qualidade de vida e desenvolvimento sustentável", concluiu José Manuel Bolieiro.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar