José Manuel Bolieiro garante revisão do preço do leite pago ao produtor na Graciosa e Terceira
Presidência do Governo Regional
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, reuniu-se hoje com o novo conselho de administração do grupo Lactogal, acompanhado pelo Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura.
O encontro teve como principal objetivo sensibilizar a indústria para a necessidade de revisão dos preços pagos aos produtores de leite, uma reivindicação considerada justa pelo líder do executivo açoriano, sublinhando o compromisso do Governo dos Açores em apoiar esta causa.
“A revisão do preço do leite pago ao produtor é um justo reconhecimento da capacidade e do esforço civilizado dos nossos agricultores, em particular os da ilha Graciosa”, afirmou José Manuel Bolieiro.
O governante destacou a importância de garantir um preço justo na cadeia de valor e reforçou o papel do executivo açoriano como aliado dos produtores. Na sequência do encontro, anunciou que a Lactogal demonstrou compreensão face à situação dos agricultores e assumiu o compromisso de rever os preços pagos na Graciosa e na Terceira, a partir de 1 de março.
“O Governo dos Açores assume um papel pedagógico e mediador nesta matéria, com o objetivo de alcançar um entendimento que valorize o setor primário, enquanto motor essencial da nossa economia produtiva. Orgulhamo-nos da Marca Açores e da excelência dos nossos produtos lácteos”, declarou o Presidente do Governo.
A reunião com a Lactogal surgiu na sequência de uma concentração de agricultores no aeródromo da Graciosa, à chegada do executivo açoriano para a visita estatutária à ilha.
Perante os protestos pelo baixo valor pago ao leite, José Manuel Bolieiro comprometeu-se a intervir como moderador junto da indústria, tendo como primeira ação oficial a reunião agora realizada.
Com este entendimento, o Governo dos Açores reforça o seu compromisso com a sustentabilidade da produção leiteira e a defesa de condições justas para os agricultores da região.