20 de Fevereiro 2025 - Publicado há 1 dias, 5 horas e 20 minutos
Titulares do Cartão Interjovem com viagens a 48 euros na SATA Air Açores e a 15 euros na Atlânticoline
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego

Os titulares do Cartão Interjovem vão continuar a beneficiar durante este ano das condições especiais de mobilidade área e marítima entre as diferentes ilhas do arquipélago, não pagando mais do que 48 euros numa viagem aérea de ida e volta operada pela SATA Air Açores e apenas 15 euros em qualquer viagem marítima de ida e volta operada pela Atlânticoline.

Estas condições especiais voltam a estar garantidas em 2025 através de um contrato-programa entre a Região e as duas empresas, assinado pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, para comparticipar os descontos nas tarifas aplicadas aos detentores do Cartão Interjovem, no que representa “uma forte aposta na mobilidade juvenil”, frisa Maria João Carreiro.

“Investir na mobilidade é criar as condições para que os jovens possam livremente circular na Região para fins sociais, culturais ou ocupacionais. O Cartão Interjovem tem contribuído muito para este propósito, fruto do investimento público na sua revitalização. O Interjovem é cada vez mais reconhecido pelos jovens também como um cartão de descoberta e de embarque”, valoriza.

Além das tarifas especiais, os titulares do Interjovem beneficiam das condições que os passageiros que viajam com a Tarifa Açores na SATA Air Açores – sem contingência de reserva ou de bagagem.

O investimento previsto para este ano na compensação pelas tarifas especiais é de 40 mil euros.

Também através da renovação do protocolo entre a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego e a Agência para a Modernização e Qualidade do Serviço ao Cidadão – RIAC, I.P. volta a estar garantida este ano de 2025 a simplificação do processo de aquisição e pagamento do Cartão Interjovem, que pode ser pago por MBWay, Referência Multibanco ou Cartão de Crédito.

“O Interjovem marcou várias gerações e está a marcar outras, porque está valorizado nas suas funcionalidades e adequado à realidade atual dos jovens açorianos”, enaltece a titular da pasta da Juventude, sublinhando que o Cartão Interjovem tem mais de 100 parceiros em todas as ilhas que garantem um mínimo de 10% de desconto nos serviços oferecidos aos titulares do Cartão.

Desde que o Governo de coligação PSD/CDS/PPM apresentou a nova imagem do Cartão Interjovem e associou novas funcionalidades, como as viagens aéreas e marítimas, o preço do Cartão foi reduzido de 20 euros para os atuais 10 euros, além de ter sido criada uma 'app' não só para aquisição, mas também para a georreferenciação dos parceiros aderentes ao Interjovem.

Na época do Natal, e considerando a fluxo de mobilidade interilhas dos jovens, sobretudo daqueles que estão deslocados da sua ilha de residência para fins académicos ou profissionais, tem sido desenvolvida uma campanha especial de Natal, o que permite viagens aéreas interilhas a 21 euros ida e volta e a 15 euros apenas de ida, durante o mês de dezembro, na SATA Air Açores.

Só na última campanha especial de Natal foram vendidas cerca de 300 passagens aos detentores do Cartão Interjovem, o que significa cerca de 26% das viagens vendidas durante o ano de 2024.

Podem adquirir o Cartão Interjovem, operacionalizado através da Direção Regional da Juventude, os jovens naturais ou residentes nos Açores, com idade compreendida entre os 13 e os 30 anos, pelo montante de 10 euros, podendo o mesmo ser adquirido no 'app' Cartão Interjovem, disponível para Android (Google Play) e iOS (APP Store), ou no site https://www.cartaointerjovem.com/, tendo a validade de 1 ano.

© Governo dos Açores | Fotos: SRJHE

Partilhar