18 de Fevereiro 2025 - Publicado há 2 dias, 14 horas e 31 minutos
Valor recorde de candidatos admitidos aos apoios da Vice-Presidência do Governo à realização de doutoramento
location Angra do Heroísmo

Vice-Presidência do Governo Regional

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento (DRCID), encerrou o concurso de apoio ao pagamento de propinas de doutoramento, relativo a 2024-2025, com um valor recorde de 25 candidatos admitidos, representando um apoio combinado de 179.315,00 €, a ser pago ao longo dos próximos quatro anos.

O concurso insere-se no Sistema de Incentivos PRO-SCIENTIA e apoia o pagamento de propinas a cidadãos, residentes nos Açores, integrados no mercado de trabalho e que estejam inscritos numa instituição de Ensino Superior nacional para obtenção do grau académico de Doutor.

Para o titular da pasta da Ciência, Artur Lima, esta iniciativa “configura-se com uma passo concreto no sentido de aumentar o rácio de doutorados na Região Autónoma dos Açores”, em complemento com outras iniciativas como a atribuição de Bolsas de Doutoramento do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, o que “prova a forma estratégica e articulada como se implementa atualmente a politica de investigação e inovação nos Açores, tirando partido de diversos mecanismos de financiamento e iniciativas complementares, que convergem para se alcançarem os grandes objetivos de política pública a que o XIV Governo se propôs alcançar”.

Este novo concurso é realizado na sequência das edições de 2021, 2022 e 2023, nas quais 15 alunos foram apoiados na realização de doutoramento, num montante superior a 95.000,00 €. Os apoios destas edições destinaram-se exclusivamente a quem estava inscrito em cursos doutorais na Universidade dos Açores.

O concurso agora terminado introduziu a novidade de apoiar residentes nos Açores inscritos em qualquer universidade portuguesa, garantindo uma maior amplitude das candidaturas e das áreas científicas abrangidas.

Este apoio à qualificação ao nível do doutoramento constitui-se como um importante incentivo para a produção de conhecimento significativo, com impactos assinaláveis quer nas atividades de investigação e ciência locais quer no aumento de recursos humanos altamente qualificados no mercado de trabalho regional.

© Governo dos Açores | Fotos: VPGR

Partilhar