14 de Fevereiro 2025 - Publicado há 1 dias, 8 horas e 40 minutos
Berta Cabral reafirma que Turismo cresce de forma sustentável e é um dos principais motores da economia açoriana
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Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas reafirma que o Turismo se encontra num processo de crescimento verdadeiramente sustentável, o que acontece sobretudo desde 2022, e já se apresenta como um dos principais motores económicos dos Açores.

Berta Cabral salienta, em particular, os resultados recém-publicados pelo Serviço Regional de Estatística relativos à atividade turística em 2024, onde se registaram, pela primeira vez na história, mais de 4,2 milhões de dormidas (+27,6% do que em 2022), mais de 187 milhões de euros de proveitos na hotelaria (+46,0% face a 2022) e 18 milhões de euros no Turismo em Espaço Rural, ultrapassando os 200 milhões de euros e consolidando uma notoriedade crescente e cada vez mais competitiva a nível internacional.

“Confirmamos, de forma inequívoca, que 2024 foi um verdadeiro ‘Ano de Ouro’ e que o turismo atravessa um processo de crescimento realmente sustentável. O turismo é um grande motor da economia dos Açores e a principal atividade económica a criar riqueza, empregos, investimento e oportunidades para o futuro das nossas ilhas”, sustenta.

“Com passos certos e determinados, construímos um caminho que permite ao setor representar atualmente cerca de 20% do Valor Acrescentado Bruto, 17% do PIB e 17% do emprego regional. Estamos no rumo certo, com as políticas certas”, prossegue a governante.

Berta Cabral realça que os Açores são o primeiro arquipélago do mundo com o Nível Ouro da certificação de “Destino Sustentável” da Earth Check, distinção alcançada em 2024. Aliás, nos últimos dois anos, o arquipélago foi considerado como o Melhor Destino de Turismo de Aventura do Mundo e da Europa pelos World Travel Awards, afirmando-se como um dos mais atrativos destinos a nível internacional.

A Secretária Regional relembra, entretanto, a conquista do “Prémio Nacional de Sustentabilidade” e a distinção de “Melhor Stand” da edição de 2024 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), para sublinhar o elevado nível de profissionalismo e qualidade que todo o setor está a demonstrar nos Açores.

Para a Secretária Regional, os Açores, nos últimos anos, têm apresentado resultados de excelência, reconhecidos consecutivamente com prémios e distinções nacionais e internacionais, fruto da atuação conjunta do Governo dos Açores e dos empresários ligados ao setor.

“Soubemos identificar o momento certo para projetar e implementar uma nova estratégia de desenvolvimento do setor, alinhada com o quadro financeiro plurianual da União Europeia, que está vertida no PEMTA 2030 – Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores – que é hoje uma inspiração para a Estratégia 2035 do Turismo de Portugal”, declara.

O PEMTA 2030, estruturado em 2023, está alinhado com a certificação da Região enquanto “Destino Sustentável” e baseia-se no reforço da sustentabilidade, tendo em conta as novas tendências e perfis dos viajantes, indo ao encontro da realidade do setor.

O facto do novo plano abranger medidas até 2030 permitirá acompanhar a programação de fundos europeus, assim como organizar a oferta a longo prazo, revelando-se um instrumento essencial ao nível da organização das empresas que operam na área.

O PEMTA constitui-se, enquanto documento orientador, como um elemento fundamental para a prossecução dos objetivos da atividade turística, não só para os empresários, como para os residentes na Região e para os turistas.

Berta Cabral destaca também a realização do “Encontro Regional do Turismo dos Açores”, bem como o certame internacional “Azores Tourism Summit”, que representa um novo paradigma e a verdadeira internacionalização do setor.

Por outro lado, a responsável evidencia o início do processo de revisão do POTRAA (Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores) e a construção do novo PDTA (Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo dos Açores), devidamente adaptado à realidade atual e com capacidade de responder aos desafios do futuro.

O PDTA é um documento de nova geração, que vai proceder ao planeamento, valorização, qualificação e gestão dos aspetos do setor turístico que têm expressão territorial nas nove ilhas dos Açores, de acordo com o quadro definido pelo PEMTA 2030.

Outra das grandes medidas para este importante setor económico regional é a criação, em 2023, do ‘shuttle’ no Vulcão do Fogo, durante a época alta. Em 2024, por exemplo, e no período compreendido entre 15 de junho e 30 de setembro, foram vendidos 52.763 bilhetes, o que representa um aumento de 3,8% face ao ano anterior.

Desde o início do serviço, o 'shuttle' da Lagoa do Fogo já contabiliza um total de 103.599 bilhetes vendidos, comprovando a sua eficácia na gestão do fluxo turístico e no apoio à preservação ambiental desta área protegida, bem como demonstrando a adequação do dimensionamento do serviço oferecido.

O Governo dos Açores criou, ainda, em 2022, o voucher “Welcome to São Jorge”, um voucher de 35 euros para os turistas que visitassem São Jorge. Tratou-se de um incentivo financeiro à dinamização da economia local, como forma de atenuar o impacto decorrente da crise sismovulcânica naquela ilha, utilizável, exclusivamente, na aquisição de bens ou serviços em atividades relacionadas com o setor turístico.

Entre as muitas medidas criadas pelo Governo dos Açores para o setor do turismo, há também a destacar o “Azores Trails Fest”, que tem como objetivo valorizar e dinamizar um dos mais importantes produtos turísticos da Região, o pedestrianismo, e valorizar a Rede Regional de Percursos Pedestres, que já conta com mais de 90 percursos homologados, numa extensão total superior a 800 km.

A essência desta iniciativa é revelar que através dos trilhos pedestres se pode criar valor para o território, economia, natureza e, até, para a cultura.

A Rede Regional de Percursos Pedestres dos Açores insere-se numa estratégia de revitalização e valorização dos antigos caminhos e vias de comunicação, de forma a aumentar as potencialidades turísticas da Região, promovendo a descoberta do território e das suas paisagens naturais, históricas e rurais.

Já no que respeita à divulgação do destino Açores, esta é feita não apenas através da participação em certames nacionais e internacionais, como também por via digital. Neste caso em concreto, destaca-se a “Azores What’s On”.

Esta plataforma digital pioneira, que reúne toda a atividade cultural das nove ilhas dos Açores, foi lançada em 2024 e na mesma podem ser encontrados mais centenas de eventos, distribuídos por 19 categorias.

A “Azores What´s On”, que surge na linha do PEMTA, promove o arquipélago, as dinâmicas culturais e sociais, o associativismo, o empreendedorismo criativo e todas as iniciativas institucionais, além do que divulga os eventos realizados em cada uma das nove ilhas dos Açores, cumpre a sustentabilidade e é um grande contributo para na mitigação da sazonalidade.

Berta Cabral assinala, ainda, que hoje o turismo está mais bem preparado para os desafios do mercado e com uma clara orientação estratégica para cumprir com o objetivo fundamental de ter turismo todo o ano e em todas as ilhas.

“Implementámos as «Rotas Açores», que são itinerários culturais e paisagísticos, que permitem uma grande valorização do território. Já diversificámos essa oferta, que conta atualmente com três temáticas centrais – Baleação, Vinhas, Vulcões – a que se adiciona a Rota do Queijo em São Jorge. Brevemente, teremos ainda a Rota da Expansão Marítima e a Rota do Turismo Industrial”, explica a governante.

Paralelamente, no último ano, procedeu-se a um estudo inédito sobre o setor do turismo e a cadeia de valor inerente, existindo agora dados técnicos concretos, que demonstram que o turismo gera mais de 1.200 milhões de euros de valor acrescentado bruto nos Açores.

“Este é um marco histórico, que valoriza como nunca o turismo enquanto atividade económica, e demonstra, ainda, toda a sua importância para alavancar e potenciar todos os outros setores”, realça Berta Cabral.

Para contribuir para a informação disponível e para uma melhor interação com o setor privado, foi lançado, no ano passado, o novo Portal do Turismo, que se assume como um mecanismo privilegiado para sustentar as decisões de investimento nos Açores.

“Para além de tudo isto, tomámos decisões assertivas na reformulação do sistema de promoção externa da Região e encetámos uma verdadeira reabilitação da credibilidade da Visit Azores. Tudo isto permitiu-nos ter, em 2024, a melhor conetividade aérea de sempre, com mais de 30 rotas de ligação ao exterior e 14 companhias a operar nos nossos aeroportos”, explica a Secretária Regional.

Fazendo um balanço dos últimos dois anos de trabalho realizado no setor, Berta Cabral destaca, também, o investimento feito no âmbito da “Tarifa Açores”, que já ascende a quase 30 milhões de euros, e que se se tem afirmado como um poderoso veículo de estímulo à mobilidade interilhas e de desenvolvimento do turismo interno.

© Governo dos Açores | Fotos: Martin Munk

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