13 de Fevereiro 2025 - Publicado há 6 horas e 29 minutos
Mário Rui Pinho lembra “pesados investimentos” do Governo dos Açores na economia azul
location Horta

Secretaria Regional do Mar e das Pescas

O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho, lembrou hoje as prioridades do setor para o presente e futuro no setor, reconhecendo existirem “pesados investimentos” que serão fundamentais para a economia do mar.

“Há uma nova economia emergente que o PS despreza, sem promover o seu desenvolvimento”, sublinhou o governante, aludindo, por exemplo, a matérias como o Tecnopolo MARTEC ou o futuro navio de investigação da Região.

O Secretário Regional falava na Horta, em debate sobre o setor do mar e pescas tido na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Afastando a “ideia lírica e romântica” de alguns de que o Orçamento regional “chega para tudo”, Mário Rui Pinho vincou estar a trabalhar nas “traves-mestras de médio e longo prazo” do setor, não se prendendo no presente, ao contrário de alguma oposição.

“Temos uma maneira diferente de trabalhar, participativa, algo que os senhores nunca fizeram”, declarou, dirigindo-se em concreto à bancada do PS, que promoveu o debate.

Mário Rui Pinho lembrou ainda que a atividade económica da pesca envolve um sem número de campos, casos, entre outros, da “gestão, ciência, controlo e fiscalização, exploração, comercialização, transformação e serviços”, garantindo não haver armadores com apoios em falta do Governo.

Elogiando o trabalho desenvolvido em torno da nova rede de áreas marinhas protegidas, o governante sustentou ainda que o desenvolvimento do setor do mar e pescas passa pelo adensar das “relações com república e União Europeia”.

© Governo dos Açores | Fotos: SRMP

Partilhar