Investimento em novas residências universitárias nos Açores tem “relevância estratégica”, defende Artur Lima
Vice-Presidência do Governo Regional
O Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, reconheceu hoje, na Horta, a “relevância estratégica” de capacitar a Universidade dos Açores com novas residências universitárias, de forma a “potenciar as melhores condições para que as pessoas e entidades possam desenvolver a sua investigação na promoção do desenvolvimento da Região”.
Por ocasião da cerimónia de lançamento da primeira pedra da residência universitária da Horta, na Ilha do Faial, Artur Lima destacou o objetivo de “salvaguardar o bem-estar dos jovens que encontram no Faial a sua casa académica, mas também de captar novos alunos que veem a Universidade dos Açores, como uma entidade robusta e capaz de fornecer uma formação de alto nível”.
Pela importância deste investimento, “decidiu o Governo Regional, através da Vice-Presidência, e em articulação com a Sra. Reitora e com a Reitoria, ceder o terreno onde será edificada esta residência”.
“É com este foco nas pessoas que a atual coligação atribuiu, desde 2021, bolsas de estudo no número total de 450 e que totalizam um montante de mais de 1.200.000,00 €. Isto é investir em ciência”, prosseguiu.
Artur Lima relevou que “desde a tomada de posse dos governos desta coligação se tem investido cada vez mais na ciência e inovação, quer ao nível financeiro quer ao nível das necessárias condições imateriais e materiais, como é o caso da cedência de parte das antigas instalações do Centro de Saúde da Horta para a instalação de serviços do Departamento de Oceanografia e Pescas”.
Na segunda-feira, na cerimónia de lançamento da primeira pedra da residência universitária de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, Artur Lima enfatizou o fortalecimento da Universidade dos Açores através da transferência de verbas para cobrir os custos com a tripolaridade.
“Quando cá cheguei eram apenas 350 mil euros e hoje é cerca de um milhão de euros”, disse o governante.
“Desde o início de funções destes dois governos, o XIII e o XIV, o investimento na Universidade dos Açores aumentou mais de 250%. O que mostra de uma forma clara e inequívoca a importância deste pilar da Autonomia”, acrescentou.
Finalizando a sua alocução no município da Horta, o Vice-Presidente do Governo enalteceu a cerimónia, considerando-a um “momento que assinala uma visão concertada e estratégica do Governo para o desenvolvimento equilibrado da região”.
“Esta é apenas a primeira pedra desta residência universitária. Contudo, no futuro é também nela que assentará a produção científica, nacional e mundial, conduzida nos Açores”, concluiu.