18 de Dezembro 2024 - Publicado há 3 dias, 4 horas e 31 minutos
Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática revela que 15.ª Semana dos Resíduos foi a mais participada de sempre nos Açores
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática

A Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática dinamizou a 15.ª Semana dos Resíduos dos Açores, que decorreu entre 16 e 24 de novembro, subordinada ao tema “Desperdício Alimentar”.

Esta iniciativa, inserida na 16.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, contou com o desenvolvimento de diversas ações em todas as ilhas, organizadas por entidades públicas e privadas.

De acordo com o Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, “a 15.ª Semana dos Resíduos dos Açores pretendeu sensibilizar a sociedade para um dos maiores desafios ambientais globais, o desperdício alimentar. Estima-se que, a nível europeu, sejam desperdiçadas anualmente mais de 59 milhões de toneladas de alimentos, o equivalente a uns impressionantes 131 kg por pessoa, com graves consequências económicas, sociais e ambientais”.

Alonso Miguel destacou ainda que “esta é uma realidade cada vez mais evidente e que tem provocado repercussões económicas, sociais e ambientais um pouco por todo o mundo, representando um contributo significativo para o desperdício de recursos, como a água e energia, degradação dos ecossistemas, perda de biodiversidade e o aumento das emissões de gases com efeito de estufa, na produção desses alimentos desperdiçados, com efeitos negativos para o meio ambiente e para o futuro do planeta”.

Este ano, a Semana dos Resíduos dos Açores registou o maior número de iniciativas desde a sua criação, com cerca de 300 atividades realizadas em toda a Região, evidenciando uma crescente consciência pública sobre a importância de uma gestão sustentável dos resíduos e da promoção da economia circular. Entre as atividades promovidas, destacaram-se oficinas de culinária sustentável, palestras com especialistas em nutrição e sustentabilidade, programas de compostagem doméstica, entre outras iniciativas, que ajudaram a disseminar boas práticas para reduzir o desperdício alimentar e melhorar o aproveitamento dos recursos.

A iniciativa envolveu 95 entidades regionais, incluindo diversos departamentos da Administração Pública Regional, Autarquias, empresas privadas, operadores de gestão de resíduos, estabelecimentos de ensino, associações e Organizações Não-Governamentais.

Para Alonso Miguel, “esta grande adesão demonstra um avanço significativo na sensibilização da população e no envolvimento coletivo em torno de um tema tão relevante. Entre as ações promovidas diretamente pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, destacam-se 30 sessões, que alcançaram cerca de 730 alunos, com atividades diversificadas, como a limpeza das margens da Lagoas, coloração de têxteis com biorresíduos, leitura de contos infantis e visitas a Centros de Processamento de Resíduos”.

A nível europeu, o impacto da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos também foi significativo, com o registo de 12 724 ações em 29 países, das quais 463 ocorreram em Portugal, evidenciando o papel ativo do país, e particularmente dos Açores, na mobilização pela redução de resíduos e pela promoção da sustentabilidade.

Alonso Miguel sublinhou que “os esforços e as campanhas de sensibilização desenvolvidos no âmbito destas iniciativas têm contribuído não só para a mudança de comportamentos, mas também para resultados concretos na gestão de resíduos”, concluindo que “a contínua subida das taxas de preparação para a reciclagem nos Açores, ano após ano, são a prova dessa evolução positiva relativamente à consciencialização da população à implementação de boas práticas ambientais, aspetos que são determinantes para a construção de um futuro mais sustentável”.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar