José Manuel Bolieiro realça impacto do crescimento económico dos Açores "há 41 meses consecutivos”
Presidência do Governo Regional
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu na sexta-feira à cerimónia de apresentação da revista “100 Maiores Empresas dos Açores – 2023”, organizada pela Açormedia, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.
O evento, centrado no tema “Mobilidade e Transportes”, contou também com a presença do Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estevão, e da Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, e destacou o dinamismo do tecido empresarial da Região.
A apresentação incluiu uma análise ao 'ranking' das maiores empresas açorianas, realizada pela Informa D&B, e a entrega de diversos prémios, como “Maior Empresa dos Açores”, “O Gestor do Ano” e o “Prémio Produto Marca Açores”, entre outros. Empresas dos setores da Agricultura, Turismo e Comércio também foram distinguidas.
José Manuel Bolieiro felicitou a iniciativa promovida pelo jornal Açoriano Oriental, destacando que esta “prestigia e dignifica as empresas açorianas” e reconhecendo o rigor e a independência na análise dos dados económicos e empresariais apresentados.
“A governança política para o desenvolvimento social, económico, cultural e ambiental dos Açores conta, estimula e depende também da governança estrutural dos empresários e das empresas privadas”, sublinhou o governante.
O líder do executivo açoriano aproveitou para evidenciar os resultados socioeconómicos mais recentes da Região.
Entre os dados apresentados, destacou-se o número recorde de 120 mil pessoas empregadas nos Açores, o crescimento económico contínuo durante mais de 41 meses consecutivos e o aumento de 73% na receita do IRC entre 2021 e 2024.
José Manuel Bolieiro referiu ainda o impacto do turismo, que já representa 20% do Valor Acrescentado Bruto (VAB) regional, 17% do Produto Bruto (PB) e 17% do emprego.
“O negócio turístico não substitui a nossa economia produtiva, pelo contrário, alavanca-a”, afirmou.
Outro marco económico destacado foi o volume de exportações agrícolas, que atingiu os 458 milhões de euros em 2023, o maior valor dos últimos sete anos. O governante sublinhou ainda a redução da carga fiscal nos Açores, que permitiu deixar 190 milhões de euros na economia privada, superando as estimativas iniciais de 140 milhões.
Tendo em conta o tema da revista, José Manuel Bolieiro realçou as medidas do Governo dos Açores no âmbito da mobilidade, como a implementação da “Tarifa Açores”, que gerou uma poupança de 30 milhões de euros para famílias e empresas, beneficiando mais de um milhão de passageiros.
Relativamente ao Subsídio Social de Mobilidade, uma responsabilidade do Governo da República, José Manuel Bolieiro manifestou-se contra o modelo atual, apelando a alterações que favoreçam os passageiros. O governante enalteceu, no entanto, a recente redução dos preços das viagens a partir de janeiro de 2024, que passarão a custar 119 euros para o continente e 79 euros para a Madeira.
O governante também destacou a redução do prazo médio de pagamento a fornecedores pelo Governo dos Açores, que diminuiu em 12 dias no terceiro trimestre de 2024, situando-se agora em menos 35 dias face a 2020.
“Com esta ambição, com a estratégia traçada e a consistência das políticas publicas e o empreendedorismo privado, poderemos todos fazer mais e melhor pelos Açores”, concluiu.