José Manuel Bolieiro diz ser necessário “equilíbrio entre o sucesso e as ambições da Região”
Presidência do Governo Regional
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, enalteceu na terça-feira o modelo de trabalho entre o executivo e o Conselho de Ilha do Pico, sublinhando o sucesso alcançado nas prioridades de ação para a ilha.
Segundo o governante, esta colaboração tem gerado resultados que "satisfazem os anseios da população" e têm transformado os Açores numa "Região de oportunidades".
No âmbito das acessibilidades, uma das preocupações levantadas pelo Conselho de Ilha, José Manuel Bolieiro destacou as melhorias no transporte aéreo interilhas e as ligações ao exterior. Entre 2022 e 2023, os voos interilhas para o Pico aumentaram 14%, com taxas de ocupação de 77% e 78%, respetivamente. Em 2024, até setembro, a taxa de ocupação subiu para 81%, com o número de passageiros desembarcados a atingir os 102 mil até outubro, um crescimento de 9% face ao período homólogo. Estima-se a realização de 122 voos nos últimos dois meses de 2024, garantindo 16 mil lugares.
Relativamente ao Aeroporto do Pico, o Presidente referiu a necessidade de "uma reflexão contínua sobre os melhoramentos e infraestrutura”, assegurando que a análise será cuidadosa para garantir a sustentabilidade e boa operabilidade.
Outra área de destaque foi a saúde, onde foram apontadas preocupações com a degradação das infraestruturas na ilha do Pico. O Presidente do Governo assegurou que o executivo açoriano tem dado respostas concretas, nomeadamente através da digitalização dos serviços de saúde, deslocação de especialistas e aquisição de equipamentos de diagnóstico.
Os números refletem os avanços: entre 2021 e outubro de 2024, foram realizadas, em média, 343 consultas mensais e 10 exames auxiliares de diagnóstico, com um total de 15.793 consultas de médicos especialistas no mesmo período. Em 2023, houve 77 consultas telefónicas, número que aumentou para 107 entre janeiro e outubro de 2024.
O governante reforçou o compromisso em continuar a gerir as ambições de uma Região que tem vindo a transformar-se, sublinhando que "o crescimento gera maior vontade de crescimento".
“Temos promovido o sucesso. Agora é importante gerir esse sucesso e as ambições que nascem com ele, em diferentes áreas”, afirmou.
O líder do executivo açoriano destacou ainda que o trabalho desenvolvido tem permitido transformar os Açores numa Região que, de necessidades, se afirma agora pelas oportunidades.
Este modelo de atuação pedagógica e articulada entre o executivo açoriano e os Conselhos de ilha, segundo o Presidente, reflete o empenho do Governo em ouvir as populações e responder às suas expectativas, contribuindo para prestigiar a ilha do Pico e os Açores como um todo.