Nota à imprensa
Secretaria Regional do Mar e das Pescas
Atenta a notícias relativamente aos constrangimentos no núcleo de pesca do porto da Praia da Graciosa, a Secretaria Regional do Mar e das Pescas esclarece:
A salvaguarda da vida humana e dos bens das comunidades piscatórias são prioritárias em relação às demais preocupações existentes. Está em vigor um alerta amarelo de agitação marítima para os grupos ocidental e central do arquipélago dos Açores até às 12h00 de 28 de novembro, verificando-se condições de mar adversas, sem condições de segurança que permitam a deslocação de embarcações para outros portos de abrigo.
Na ilha Graciosa, durante a 25 de novembro, foram reportados danos na estrutura física de duas embarcações encostadas no núcleo de pesca do porto da Praia da Graciosa, o que, aplicando-se o respetivo regulamento complementar, determina a possibilidade de estacionamento a seco, ou molhado, independentemente do seu porto de registo.
Assim, o pedido de estacionamento em terrapleno dessas duas embarcações foi deferido pela Secretaria Regional do Mar e das Pescas, garantindo a segurança das mesmas, tendo sido salvaguardas as operações regulares da atividade piscatória naquele núcleo de pesca.
Por último, a Secretaria Regional do Mar e das Pescas apela ao bom senso, ao espírito de ajuda e colaboração de todos os profissionais do setor na resolução dos problemas específicos de cada comunidade piscatória.