Governo dos Açores saúda prémio de Melhor Destino de Aventura do Mundo de 2024
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas
Os Açores foram eleitos o "Melhor Destino de Aventura do Mundo 2024" pelos World Travel Awards, pelo segundo ano consecutivo.
Este galardão foi entregue à Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, representada pelo Presidente da Visit Azores, Luis Capdeville Botelho, numa cerimónia que decorreu no Funchal, ilha da Madeira.
"Esta é mais uma distinção que nos orgulha e revela que os Açores estão a ter uma notoriedade internacional cada vez mais consolidada como destino turístico de eleição”, realça a Secretária Regional da tutela, Berta Cabral.
A governante recorda que, em 2023, os Açores foram classificados, pelo World Travel Awards, como o “Melhor Destino de Aventura do Mundo”, depois de três anos consecutivos como o “Melhor Destino de Aventura da Europa” (2020, 2021 e 2022), “o que prestigiou muito a Região”.
Esta distinção pelo segundo ano consecutivo “valida o trabalho que se tem desenvolvido para colocar a Região nos mais altos patamares do turismo a nível mundial como um destino único, de todo o ano e em todas as ilhas”, adianta.
Para Berta Cabral, “o turismo de aventura, pela sua diversidade e tipologia, é dos tipos de turismo que mais pode contribuir para a mitigação da sazonalidade e para a valorização de todo o território, por isso este crescente reconhecimento dos Açores como destino de aventura ajudará muito na consolidação da Região como destino de todo o ano”.
Nos últimos quatro anos, a Região tem vindo a ganhar cada vez mais prestígio e “vê consolidada a sua posição única a nível mundial no turismo de aventura e de natureza", diz Berta Cabral.
E prosseguiu: “somos um paraíso único no mundo, capaz de proporcionar experiências inesquecíveis, com a vantagem de termos nove ilhas onde a visita é sempre diferente”.
Reafirmando que o Governo dos Açores vai continuar a apostar forte na promoção dos Açores como o melhor destino de aventura da Europa e do Mundo, para reforçar ainda mais a procura e a oferta na chamada época baixa, Berta Cabral destaca o facto de serem cada vez mais as iniciativas que se realizam um pouco por todas as ilhas, evidenciando “o potencial e a importância do turismo de natureza e de aventura para os Açores enquanto destino de eleição para a criação de mais valor económico e, por conseguinte, para o bem-estar das populações”.
A secretária do Turismo sublinha, entretanto, que o PEMTA (Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores) “identifica claramente o turismo de natureza, numa ótica sustentável, como a grande prioridade, onde toda a componente ativa, de aventura e desportiva tem uma relevância fundamental para a experiência”.