21 de Novembro 2024 - Publicado há 6 horas e 38 minutos
Berta Cabral diz que turismo canadiano está em franca expansão nos Açores e com tendência crescente
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, declarou na quarta-feira que “o Canadá é hoje um mercado turístico em franco crescimento nos Açores” e a tendência, acredita, é crescimento “nos próximos anos”.

Berta Cabral falava na sessão de abertura da Conferência Internacional de Destinos da ACTA (Association of Canadian Travel Agencies and Travel Advisors), que decorre no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.

Nesta primeira conferência internacional realizada nos Açores, a governante recordou a “especial história de emigração e acordos bilaterais” que os Açores partilham com o Canadá, mas também disse que a relação entre as duas partes “vai além da diáspora, uma vez que o turismo canadiano tem vindo a registar um crescimento significativo na Região”.

“O Canadá está agora entre os cinco principais mercados emissores internacionais de turismo para os Açores. As dormidas de turistas canadianos cresceram 63% no ano passado, e prevemos outro aumento significativo este ano”, disse.

Segundo Berta Cabral, “a Visit Azores, agência de promoção turística, tem trabalhado arduamente com este objetivo”.

E prosseguiu: “o facto de hoje vos recebermos aqui comprova o nosso compromisso neste sentido. Organizar este evento é, obviamente, uma grande oportunidade para mostrar a beleza das nossas ilhas, a hospitalidade do nosso povo e a qualidade da nossa oferta turística”.

Referindo que o turismo nos Açores tem vindo a florescer e a registar um crescimento significativo nos últimos anos, a Secretária Regional da tutela destacou o aumento das dormidas em 2023 em quase 16%, perspetivando que este ano se supere a fasquia dos quatro milhões de dormidas.

“Hoje, o turismo representa cerca de mil milhões de euros na economia açoriana, o que corresponde a cerca de 17% do PIB, 16% dos empregos e 20% do VAB”, adiantou.

“Este é um dos setores mais importantes da nossa economia, com uma capacidade única de influenciar positivamente os restantes, impulsionando o crescimento económico, a criação de emprego, as oportunidades de investimento, a diversificação de rendimentos e o desenvolvimento sustentável”, acrescentou.

Recordando que os Açores atingiram o Nível Ouro na certificação como Destino Sustentável pela Earth Check, sendo os primeiros no mundo a fazê-lo, Berta Cabral disse que “esta conquista realça o compromisso da Região com o desenvolvimento sustentável, respeitando as comunidades, modo de vida e singularidade cultural”.

“O turismo continuará a estar no centro da nossa estratégia política a longo prazo para o progresso e a prosperidade regionais. Continuaremos a investir no desenvolvimento das infraestruturas, produtos, serviços e experiências turísticas, bem como nas atividades de promoção internacional, com um foco muito particular no mercado norte-americano”, afirmou.

Referindo-se ao facto de os Açores terem sido eleitos como o “Melhor Destino de Turismo de Aventura do Mundo”, em 2023, e o “Melhor Destino de Turismo de Aventura da Europa”, por vários anos, a governante insistiu que é possível ter turismo todo o ano e em todas as ilhas.

“O turismo de natureza é o nosso produto principal, no qual existe uma diversidade de atividades como caminhadas, canyoning, observação de aves, observação de baleias, BTT, caiaque, mergulho, surf, vela e muito mais, além de experiências culturais autênticas”, acentuou.

Berta Cabral disse que a ACTA, “com a sua merecida reputação e mais de 3.000 membros, é o parceiro perfeito para ajudar a promover os Açores em todo o Canadá e proporcionar aos viajantes canadianos uma experiência única num destino sustentável líder mundial”.

“Estamos otimistas de que este é apenas o começo de uma parceria longa, bem-sucedida e mutuamente benéfica”, concluiu.

O congresso internacional da ACTA junta nos Açores cerca de 150 agentes de viagens e ‘travel advisors’ do Canadá, representando um esforço da Visit Azores e do Turismo de Portugal, no âmbito do processo de promoção externa da Região. Insere-se, igualmente, na estratégia de mitigação da sazonalidade turística, através do aproveitamento da capacidade instalada e do potencial do segmento de ‘Meetings & Incentives’ nos Açores.

© Governo dos Açores | Fotos: SRTMI

Partilhar