20 de Novembro 2024 - Publicado há 14 horas e 6 minutos
Governo dos Açores avança para a construção de quatro moradias no Loteamento dos Casteletes, na ilha de São Jorge
location Velas

Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego

A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, presidiu hoje à assinatura do auto de consignação e ao lançamento da 1.ª pedra da empreitada de construção de quatro novas moradias no loteamento dos Casteletes, na freguesia da Urzelina, no concelho de Velas, em São Jorge.

Esta empreitada, adjudicada à empresa Inves Tri, Unipessoal, Lda. pelo valor de 789.811,18 € (ao que se acresce o IVA em vigor), terá um prazo de conclusão de 360 dias.

“Este investimento totalmente comparticipado pelo Plano de Recuperação e Resiliência permitirá a construção de quatro habitações de tipologia T3, destinados a arrendamento com opção de compra para jovens e classe média”, relembrou a titular da pasta da Habitação, durante a cerimónia de consignação que decorreu na Sociedade Urzelinense.

Associado a este investimento, Maria João Carreiro anunciou que os restantes nove lotes infraestruturados serão atribuídos mediante concurso público a ser lançado no início do ano 2025, permitindo aos beneficiários não só a aquisição de um lote infraestruturado a um preço acessível, como também a possibilidade de se candidatarem a um apoio da direção regional para a construção da respetiva habitação.

Sobre esta matéria recordou a Secretária Regional que “no Plano e Orçamento de 2024 foram introduzidas melhorias no sistema de apoio à construção de habitação própria, permitindo abranger mais famílias e garantindo um reforço do apoio atribuído na ordem dos 25%”.

Segundo a governante, estes investimentos irão potenciar o aumento da oferta de habitação acessível no concelho das Velas o que, aliado aos investimentos da Câmara Municipal de Velas no âmbito do 1.º Direito, permitirão mais e melhores respostas aos cidadãos da ilha.

Na ocasião foi ainda destacada a celebração de oito acordos de colaboração com as Juntas de Freguesia da Calheta, de Norte Pequeno, de Santo Amaro, de Rosais, do Topo, de Santo Antão, de Urzelina e da Ribeira Seca, num montante global aproximado de 77 mil euros, com vista a assegurar as condições materiais para a reabilitação de imóveis cujos beneficiários apresentem uma carência económica ou impossibilidade de gerir autonomamente o apoio concedido.

Participaram na cerimónia, entre outros convidados, o Presidente da Câmara Municipal de Velas, Luís Silveira, a Vice-Presidente da Câmara Municipal da Calheta, Lúcia Alves, o Diretor Regional da Habitação, Daniel Pavão, o Presidente da Junta de Freguesia da Urzelina, André Silveira e o representante da Inves Tri, Unipessoal Lda., José Azevedo.

© Governo dos Açores | Fotos: SRJHE

Partilhar