Autonomização das vítimas de violência doméstica é prioritária, realça Mónica Seidi
Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social
A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, esteve hoje presente no X Encontro Regional de Redes e Polos Locais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica.
Na sessão de abertura do encontro, que decorreu no edifício da Segurança Social, em Ponta Delgada, a Secretária Regional assumiu dois compromissos ligados às duas pastas que tutela.
Em primeiro lugar, reconheceu ser necessária “uma melhoria na articulação entre os setores da saúde e da segurança social”.
“Na Saúde há, com frequência, necessidade de atuar no âmbito social, e isso será feito com a adaptação de uma circular de 2022, destinada aos profissionais de saúde, e que diz respeito à sua atuação em situações de violência doméstica”, frisou.
Estes dois pontos não invalidam, no entanto, outras necessidades prementes, como é o da autonomização das vítimas de violência doméstica, “que passa por diferentes fatores que, em conjunto, permitem que a vítima se retire de uma situação abusiva e violenta”, acrescentou.
A governante deixou ainda uma palavra de apoio e agradecimento aos profissionais desta área, que integram as redes e polos locais de prevenção e combate à violência doméstica, “pelo seu trabalho diário, muitas vezes ultrapassando obstáculos inimagináveis, e sempre com o foco nas vítimas”.