12 de Novembro 2024 - Publicado há 8 dias, 18 horas e 41 minutos
"Cheque-Livro" Açores com mais de uma dezena de entidades intermediárias para que jovens possam adquirir livros
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego

São já 12 as entidades intermediárias aderentes ao “Cheque-Livro” Açores, nas quais os jovens com 18 anos de idade podem utilizar os 100 euros atribuídos, mediante candidatura, para a aquisição de livros, informa a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude. 

A lista de entidades intermediárias está publicada no Portal da Juventude – juventude.azores.gov.pt, sendo que até à data contam-se cinco entidades da ilha de São Miguel, três entidades da ilha Terceira, duas da ilha do Pico, uma da ilha do Faial e uma da ilha de Santa Maria.

A lista será permanentemente atualizada em função de novas adesões à medida “Cheque-Livro” por parte de livrarias, livreiros e estabelecimentos com atividade na comercialização de livros.

Os jovens das ilhas sem entidades aderentes à medida podem adquirir livros nas entidades intermediárias já aprovadas, conforme lista no Portal da Juventude, cabendo a estas a venda via digital e a expedição dos livros. Os custos com o envio dos livros são pagos diretamente às entidades intermediárias, não sendo descontados do saldo do beneficiário do “Cheque-Livro”.

Podem candidatar-se ao “Cheque-Livro”, medida criada pelo Governo dos Açores no âmbito do pacote “+ Jovem”, os jovens residentes nos Açores que apresentem a sua candidatura até 60 dias após atingirem a maioridade, ou seja, 18 anos.

As candidaturas decorrem em período aberto no Portal da Juventude.

O “Cheque-Livro” tem um caráter pessoal e intransmissível, tendo a validade de 1 ano.

O “Cheque-Livro”, em formato digital, é atribuído ao jovem e o montante do/s livro/s com ele adquirido/s é reembolsado pelo Governo dos Açores às livrarias, livreiros e estabelecimentos com atividade de venda de livros que adiram a esta medida através de protocolo de cooperação.

© Governo dos Açores | Fotos: SRJHE

Partilhar