José Manuel Bolieiro exalta excelência e dedicação dos bombeiros açorianos no Campeonato Mundial de Trauma
Presidência do Governo Regional
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu ao encerramento do Campeonato Mundial de Trauma e Desencarceramento, que decorreu na cidade da Praia da Vitória, ilha Terceira.
O evento, que reuniu cerca de 600 bombeiros de 23 países, destacou a excelência e a coragem dos profissionais de socorro que, diariamente, arriscam as suas vidas para salvar outras.
"Estes homens e mulheres são verdadeiros heróis das nossas comunidades, exemplos de bravura e altruísmo", afirmou José Manuel Bolieiro.
Organizado pela World Rescue Organisation, em parceria com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV) e várias entidades locais e regionais, o campeonato contou com a participação de 72 equipas, das quais 17 portuguesas, incluindo três equipas açorianas. As competições permitiram que os bombeiros demonstrassem e aprimorassem as suas capacidades técnicas em cenários simulados de acidentes rodoviários, num esforço de contrarrelógio que testou a sua destreza, coordenação e eficácia no socorro às vítimas.
Segundo o líder do Executivo açoriano, este evento é mais do que uma competição: é um “momento de aprendizagem e aperfeiçoamento” onde as equipas trocam conhecimentos e boas práticas.
Ao participarem em provas exigentes de desencarceramento e trauma, os profissionais de socorro aperfeiçoam as suas competências, preparando-se para enfrentar situações reais com maior eficácia.
Para o Governo dos Açores, ser parceiro destas formações é essencial, e, conforme sublinhou o Presidente do Governo, o Executivo "tem-se comprometido a reforçar o investimento na proteção civil e nas equipas de socorro, dotando-as com os melhores recursos e formações para que possam continuar a prestar um melhor serviço aos açorianos".
A Praia da Vitória foi uma escolha simbólica para a realização do evento, uma vez que a equipa local já conquistou, em 2017, o título mundial na vertente de trauma, numa competição realizada na Roménia. Além do título, a equipa açoriana obteve o 1.º lugar na prova Standard de Trauma e o 3.º lugar na prova Complexa de Trauma, um feito que elevou o nome da Região e sublinhou a competência dos bombeiros açorianos.
Presentes na cerimónia de encerramento estiveram também várias figuras de relevo na área de proteção civil e socorro, como Vânia Ferreira, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Álamo Meneses, Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, e Rui Andrade, Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), entre outros. Paul Schroeder, Diretor da World Rescue Organisation, e Luís Figueiredo, Presidente da Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento, destacaram o valor deste intercâmbio de experiências, que enriquece a preparação dos bombeiros e aumenta a consciência global sobre a sinistralidade rodoviária.
“Ao reconhecer e valorizar o trabalho dos nossos bombeiros e equipas de socorro, estamos a fortalecer a segurança pública e a garantir que as nossas comunidades estão mais protegidas. Estes profissionais merecem todo o apoio possível, e o Governo dos Açores estará ao seu lado para assegurar que dispõem das condições necessárias para desempenharem as suas missões com a máxima eficiência”, concluiu José Manuel Bolieiro.
Este evento, além de testar as capacidades técnicas e de coordenação dos bombeiros, promove uma cultura de segurança e sensibiliza o público para a importância da prevenção e do socorro de emergência.