8 de Novembro 2024 - Publicado há 28 dias, 4 horas e 50 minutos
Macaronésia é essencial para cumprirmos a dimensão atlântica da Europa, defende Artur Lima
location Lanzarote, Canárias

Vice-Presidência do Governo Regional

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, participou na III Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia, que teve no lugar nos dias 6 e 7 de novembro, na ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias, em Espanha.

Na cimeira, Artur Lima defendeu que os arquipélagos da Macaronésia têm de “defender e reivindicar junto das instituições europeias o valor e a importância geoestratégica destas regiões, que conferem à União Europeia um enorme potencial de valorização no mundo”.

O evento foi organizado pela Presidência do Governo das Canárias e teve como objetivo retomar a colaboração iniciada em 2008, abordando os desafios futuros e o reforço da cooperação entre os arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.

“A presença dos Açores nesta cimeira sublinha a importância do diálogo contínuo entre as regiões que compõem a Macaronésia. Necessitamos de recuperar os laços que sempre mantivemos com os arquipélagos vizinhos, pois só assim cumpriremos a nossa vocação atlântica”, assinalou Artur Lima.

O Vice-Presidente do Governo afirmou que “os desafios da insularidade exigem respostas eficazes que só poderão ser alcançadas através de uma colaboração multilateral robusta - nesta colaboração entram em jogo muitas possibilidades, como parcerias nos transportes, relações empresariais, projetos de investigação, formação profissional, ensino superior e a inovação tecnológica”.

“Procurámos ainda, nesta terceira cimeira, reafirmar compromissos inabaláveis da Região, como continuar a participação no âmbito Programa de Cooperação Territorial INTERREG MAC”, vincou o governante.

Em Tenerife, o Vice-Presidente do Governo participou no jantar oficial e assinou a Declaração Final da III Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia.

“A declaração que aqui assinámos sintetiza um conjunto de aspirações comuns a estes quatro arquipélagos do Atlântico e fortalece uma abordagem concertada àquelas que são as adversidades que as regiões insulares enfrentam nos dias de hoje”, concluiu.

Artur Lima reuniu-se também com o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, José Filomeno de Carvalho Dias Monteiro, num encontro que procurou debater interesses comuns a ambos os territórios.

Nesse âmbito, o Vice-Presidente do Governo destacou a importância de Cabo Verde, pelo seu papel determinante e catalisador nas relações dos arquipélagos da Macaronésia com África.

A I Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia foi organizada em 2010, tendo como objetivo estabelecer as bases para um diálogo político estratégico permanente e promovendo o desenvolvimento sustentável desses arquipélagos, bem como a segurança da zona do Atlântico médio. Em 2018 teve lugar nas Furnas, em São Miguel, a II Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia.

© Governo dos Açores | Fotos: VPG

Partilhar