7 de Novembro 2024 - Publicado há 13 dias, 14 horas e 31 minutos
Sede da Agência Espacial Portuguesa em Santa Maria confirma “centralidade atlântica” dos Açores, afirma José Manuel Bolieiro
location Vila do Porto

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcaram hoje presença na cerimónia de inauguração da sede da Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space -, na ilha de Santa Maria, assinalando o arranque de uma nova fase na estratégia espacial do país e sublinhando o papel central que os Açores agora assumem no contexto espacial e científico.

José Manuel Bolieiro sublinhou a importância deste passo, frisando que a inauguração da sede da Portugal Space na ilha de Santa Maria “é um marco histórico e de concretizações”.

Segundo o líder do Executivo açoriano, esta iniciativa é o resultado de uma visão estratégica que pretende consolidar os Açores como um centro de inovação no setor espacial, afirmando a capacidade do arquipélago para liderar também neste domínio.

“A ilha de Santa Maria é uma ilha com história, fruto do seu posicionamento geoestratégico, e, com a criação deste ‘hub’ Espacial, estamos a colocá-la na dianteira do projeto de política espacial para Portugal e para a Europa”, afirmou José Manuel Bolieiro.

A sede da Portugal Space foi instalada na antiga “Casa do Diretor do Aeroporto” de Santa Maria, um edifício com valor histórico, que sofreu uma profunda requalificação para este propósito. O projeto, que implicou um investimento de 1,1 milhões de euros mais IVA, incluiu a remodelação integral dos interiores, preservação das fachadas exteriores e a criação de novos espaços exteriores, incluindo jardins e áreas de estacionamento. Estes detalhes foram pensados para proporcionar um ambiente moderno e funcional, respeitando simultaneamente a identidade arquitetónica do imóvel e o seu enquadramento na zona classificada onde se insere.

Com este projeto, os Açores consolidam-se como um ponto estratégico, não apenas para Portugal mas para toda a União Europeia, ganhando centralidade num setor em crescimento.

Segundo o Presidente do Governo, a presença da sede da Portugal Space “projeta os Açores e dá dimensão a Portugal” no cenário espacial, ao mesmo tempo que reforça a Região como terra de “oportunidades” no contexto nacional e europeu.

José Manuel Bolieiro partilhou ainda a ambição de acolher nos Açores o Observatório Europeu do Mar Profundo, um projeto que trará mais uma instituição europeia para a Região.

“Este é mais um elemento que traz projeção aos Açores e a Portugal, e coloca-nos no mapa das novas economias e da ciência de ponta,” afirmou o governante.

O Presidente do Governo dos Açores defendeu também uma nova visão estratégica para a União Europeia, com mais enfoque no seu “atlantismo” e menos restrição à sua geografia terrestre.

“A União Europeia tem mais potencial se olhar o seu atlantismo do que a sua geografia,” declarou, destacando o papel único dos Açores como uma plataforma entre a Europa e o Atlântico.

Num discurso com uma forte mensagem de futuro, José Manuel Bolieiro destacou que a grandiosidade geográfica e a centralidade dos Açores devem ser vistas como alicerces para construir uma “Região de oportunidades”, e apelou ainda à responsabilidade da geração atual em preparar o território e as infraestruturas para que esta visão se concretize, através de uma ação determinada e da criação de condições para um crescimento sustentável e inovador.

A instalação da sede da Portugal Space em Santa Maria é um passo que reforça o compromisso dos Açores e de Portugal com o desenvolvimento e a inovação no setor espacial, alargando a centralidade do país neste domínio estratégico. Este projeto permite ao arquipélago posicionar-se como um centro de relevância global, unindo história, geografia e ciência, e abrindo novas perspetivas de crescimento económico e social para a região.

O dia da inauguração da sede da Portugal Space em Santa Maria ficou marcado também por momentos de reflexão e debate, que enriqueceram o evento com uma análise abrangente sobre o papel dos Açores no setor espacial e no contexto atlântico.

Como orador principal, Onésimo Teotónio de Almeida apresentou a palestra "Os Caminhos do Atlântico", sublinhando a importância estratégica dos Açores para o desenvolvimento científico e tecnológico. O professor Fernando Carvalho Rodrigues abordou "A História e os Caminhos de Futuro", ligando o património da ilha às suas oportunidades de crescimento. As mesas redondas "O Círculo Virtuoso da Ciência - Conversa com as Novas Gerações" e "Os Açores e os Desafios do Setor Espacial" abriram espaço para um diálogo profundo, onde se discutiram as perspetivas e os desafios do setor. Estes momentos de reflexão destacaram o potencial dos Açores como núcleo de inovação, com uma visão integrada para o futuro da Região.

Marcaram também presença no evento personalidades como o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, a Secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva, o Presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Bárbara Chaves , Diretor Executivo da Agência Espacial Portuguesa, Hugo André Costa e responsáveis da Agência Espacial Europeia (ESA) ou da European Union Agency for the Space Programme (EUSPA).

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar