6 de Novembro 2024 - Publicado há 14 dias, 14 horas e 58 minutos
Mar é “verdadeira economia de futuro”, reitera Mário Rui Pinho
location Horta

Secretaria Regional do Mar e das Pescas

O Secretário Regional do Mar e Pescas, Mário Rui Pinho, apresentou hoje, em sede de comissão parlamentar, as prioridades da sua tutela para o Plano e Orçamento de 2025, lembrando que o mar representa uma “verdadeira economia de futuro”.

A totalidade do investimento da Secretaria Regional do Mar e das Pescas ascende a 45 milhões de euros, “dos quais 28 milhões correspondem ao desenvolvimento do ‘Cluster’ do Mar dos Açores, projeto que se afirma como absolutamente estruturante para a Região e até para o país”, realçou o governante.

Neste ‘Cluster’ inclui-se a construção e equipamento do novo navio de investigação e a construção do centro experimental de investigação e desenvolvimento ligado ao mar (Tecnopolo MARTEC), no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Estes instrumentos estão intimamente interligados com as restantes ações do Plano, no que diz respeito a dar resposta às necessidades da investigação e desenvolvimento, de conhecimento e valorização do Mar dos Açores”, assinala o Secretário Regional, que apresentou aos deputados os vários projetos e trabalhos de investigação sob a sua tutela.

O apoio à Escola do Mar dos Açores “continua a ser uma aposta do XIV Governo Regional”, na medida em que a entidade “se tem vindo a afirmar na excelência da formação, promovendo um aumento de formação disponível, captando mais alunos e projetos“.

“No que diz respeito à gestão e licenciamento marítimo, à digitalização de processos, à disponibilização de equipamentos de apoio ao mergulho e à promoção de ações de sensibilização e formação e à participação e organização de reuniões de trabalho, é também importante dar nota do investimento realizado por este Governo neste projeto”, justificou.

No âmbito da gestão e requalificação costeira, mantêm-se preocupações com a gestão das zonas balneares que estão sob a responsabilidade do Governo Regional – a zona balnear da Praia do Porto Pim, a zona balnear da Ferraria, a zona balnear da Maia e a zona balnear de São Lourenço.

Será também terminado o estudo sobre a alga invasora Rugulopteryx okamurae, que está a ser desenvolvido pela Universidade dos Açores, sublinhou Mário Rui Pinho, que destacou também o conjunto de obras em curso sob a gestão da Secretaria Regional da Mobilidade, Turismo e Infraestruturas.

E concluiu: “Assim, relativamente ao mar, o XIV Governo Regional dos Açores pretende investir 9,3 milhões de euros, ficando evidente aquele que tem sido o desígnio deste Governo ao afirmar o mar como uma economia de futuro e de extrema importância para a Região Autónoma dos Açores”.

© Governo dos Açores | Fotos: SRMP

Partilhar