Comunicado do Conselho do Governo
O Conselho do Governo, reunido no dia 31 de outubro de 2024, por videoconferência, adotou a seguinte medida:
1. Aprovar a Resolução que designa os membros a integrar o Conselho de Administração do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, E.P.E.R., no triénio 2024 a 2027.
Tendo em conta que o Conselho de Administração do Hospital Divino Espírito Santo (HDES), E.P.E.R., se encontrava em gestão e a necessidade de garantir que esse órgão tenha plenos poderes de administração do hospital para prosseguir a atividade essencial de prestação de cuidados de saúde e fazer face aos especiais desafios que esta unidade hospitalar enfrenta, o Conselho do Governo aprovou uma Resolução que procede à designação dos membros que passam a integrar o Conselho de Administração do HDES para o próximo triénio:
Maria Paula Raposo Fonseca Macedo Paz Ferreira, como Presidente;
Pedro Rodriguez Novais Brázio, como Enfermeiro-Diretor;
José Barreto Vasques de Carvalho, como Vogal;
Carlos Ferreira Pinto Lopes, como Vogal.
A Presidente do Conselho de Administração acumula o cargo de Diretor Clínico até à data de designação do mesmo.
NOTAS CURRICULARES
DADOS BIOGRÁFICOS
Maria Paula Raposo Fonseca Macedo Paz Ferreira
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS:
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, (1987).
Curso de Pós-Graduação em “Medical Response to Major Incidents (MRMI)” (2016);
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
Diretora Clínica do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, EPER (2023 até à presente data);
Responsável pela realização dos cursos Euract (Formação para orientadores de Formação Específica), em São Miguel, pela ordem dos Médicos (2019 a 2020);
Representante dos Serviços Clínicos da Comissão de Catástrofe do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, EPER (2018 até à presente data);
Assistente Graduada Sénior de Medicina Interna (2018 até à presente data);
Responsável de Formação Geral e Específica no Serviço de Medicina e pela Consultadoria Interna do Serviço de medicina Interna a todas as especialidades médicas, médico-cirúrgicas e cirúrgicas do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, EPER;
Membro do Grupo Transversal do Percurso do Doente, do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, EPER (2017 até à presente data);
Diretora do Serviço de Urgência do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, EPER (2015 a 2016);
Chefe de Equipa do Serviço de Urgência do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, EPER (2013 a 2018);
Habilitação de Grau de Consultor em Medicina Interna (2007 a 2018);
Assistente Graduada de Medicina Interna da Carreira Especial Médica no Hospital de Ponta Delgada (2006 a 2007);
Assistente Hospitalar de Medicina Interna no Hospital de Ponta Delgada (1997 a 2006);
Assistente Eventual de Medicina Interna no Hospital de Ponta Delgada (1995 a 1997);
Internato Complementar da especialidade de Medicina Interna no Hospital de Ponta Delgada (1990 a 1995);
Internato Geral no Hospital de Ponta Delgada (1988 a 1989).
DADOS BIOGRÁFICOS:
Pedro Rodriguez Novais Brázio
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
2014 – Doutoramento em Psicologia, pela Universidade da Madeira.
2009 – Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, pelo Instituto de Ciências de Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.
2002 – Licenciatura em Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, Lisboa.
2001 – Bacharelato em Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, Lisboa.
2001 – Inscrição na Ordem dos Enfermeiros.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
2023 – 42º PADIS - Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, pela AESE Business School, Lisboa.
2021 – Pós-Graduação em Cuidados Paliativos Pediátricos, pelo Instituto de Ciências de Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.
2019 - Membro integrante da Comissão Organizadora do “Fórum Serviço Regional de Saúde: Uma conquista e um direito dos açorianos”, que decorreu no dia 28 de junho de 2019, no Auditório Tesarac - Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel (Nonagon), organizada pela Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros.
2015 - Preletor da sessão “Ansiedade Infantil em Contexto Cirúrgico: Estudo Experimental”, realizada no Auditório do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, EPER no dia 7 de maio de 2015.
2015 - Palestrante na Mesa “A Enfermagem: A criança e o jovem” do II Congresso Insular de Enfermagem: Desafios para a Enfermagem no século XXI, evento organizado pela Secção Regional da Região Autónoma da Madeira da Ordem dos Enfermeiros, que decorreu no Funchal no dia 22 de abril de 2015.
2006 – Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, pela Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo, Lisboa.
2004 – Formação Profissional em Gestão e Administração dos Serviços de Enfermagem, pela Mente Aberta – Instituto de Formação e Desenvolvimento Profissional, Lisboa.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
De 1 de julho de 2024 até setembro de 2024, designado, em regime de substituição, para integrar o Conselho de Administração do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada - E.P.E.R., na qualidade de enfermeiro-diretor.
De 15 de setembro de 2009 até ao presente – Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria, Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, E.P.E.R.
De 15 de outubro de 2007 a 4 de setembro de 2009 – Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria, Hospital da Luz, SA, Lisboa.
De 2 de dezembro de 2004 a 1 de outubro de 2007 – Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria, Hospital CUF Descobertas, SA, Lisboa.
De 1 de outubro de 2004 a 31 de agosto de 2005 – Enfermeiro Generalista, Clínica de Hemodiálise da Cruz Vermelha Portuguesa, Lisboa.
De 16 de agosto de 2001 a 31 de agosto de 2004 – Enfermeiro Generalista, Hospital de Santa Maria, Lisboa.
DADOS BIOGRÁFICOS
José Barreto Vasques de Carvalho
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
Licenciado em Direito, na vertente de Ciências Jurídicas, 1990.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Vogal do Conselho de Administração do Hospital do Divino Espírito Santo, E.P.E.R., desde março de 2023 até ao presente.
Membro do Instituto dos Advogados de Empresa e de Associações (IAEA), certificado pela Ordem dos Advogados, desde novembro de 2021.
Exercício da Advocacia desde 1994, com experiência em vários ramos de Direito até fevereiro de 2023.
Consultor jurídico, em diversas entidades de natureza pública e privada, desde 1993.
Consultor Jurídico da Câmara Municipal da Povoação, de 1991 até 1993.
DADOS BIOGRÁFICOS
Carlos Ferreira Pinto Lopes
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
Mestre em Planeamento Ambiental e Ordenamento do Território, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (2007).
Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito, da Universidade de Lisboa (1989).
Advogado, inscrito na Ordem dos Advogados (1993), com o número de Cédula Profissional 89 – A (inscrição suspensa a seu pedido).
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
De dezembro de 2020 até à presente data – Diretor do Centro de Consulta e Estudos Jurídicos do Governo Regional, da Presidência do Governo Regional dos Açores.
De maio de 2013 até dezembro de 2020 – Diretor do Gabinete Técnico, da Presidência do Governo Regional dos Açores, data em que reintegrou a Administração Pública Regional dos Açores.
De fevereiro a maio de 2013, sócio na Lopes, Amaral, Guimarães & Associados, Sociedade de Advogados, RL. (L – Advogados e Associados, Sociedade de Advogados), em Ponta Delgada.
De janeiro de 2008 a fevereiro de 2013, sócio na Sérvulo e Associados, Sociedade de Advogados R.L., em Lisboa.
De janeiro de 2005 a dezembro de 2007, Advogado Associado, na Lorena de Sèves, Abalada Matos e Cunhal Sendim – Sociedade de Advogados R.L, em Lisboa.
De dezembro de 1989 a dezembro de 2004, integrou a Administração Pública Regional dos Açores, tendo nela desempenhado, primeiro, funções de técnico superior, e, posteriormente, vários cargos de direção intermédia de 1.º e 2.º graus, tendo passado à situação de licença sem remuneração de longa duração, em 2004.
Colaborador regular de projetos, no âmbito de protocolos de cooperação internacional públicos e de organizações não governamentais, financiadas por fundos privados, que patrocinam o desenvolvimento sócio económico dos países insulares africanos, nomeadamente, da República de Cabo Verde e da República Democrática de São Tomé e Príncipe.