Vantagens da Inteligência Artificial devem ser aproveitadas tanto pela administração pública como pelo setor privado, realça Artur Lima
Vice-Presidência do Governo Regional
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, presidiu hoje à sessão de abertura do AI Azores Summit, no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel – Nonagon.
O AI Azores Summit é uma iniciativa do Governo dos Açores e pretendeu dar a conhecer diversas utilizações da Inteligência Artificial (IA) em variados sectores da sociedade, como a saúde, a cibersegurança e a educação.
“Este evento é uma oportunidade única para discutirmos como a IA pode beneficiar as nossas comunidades e ao mesmo tempo refletirmos sobre os desafios éticos e sociais que estas tecnologias trazem”, afirmou Artur Lima.
O Vice-Presidente lembrou que o uso da IA traz consigo “preocupações relacionadas com a privacidade dos dados pessoais, lembrando que é necessário garantir que as regulamentações e leis acompanham o ritmo da inovação tecnológica, protegendo os direitos dos cidadãos”.
“O AI Azores Summit reafirmou o compromisso do Governo Regional em promover a inovação e a transformação digital, assegurando que as vantagens da IA sejam plenamente aproveitadas, beneficiando tanto a administração pública quanto o setor privado”, afirmou.
Procurando uma nova abordagem na interação com o cidadão, a IA tem sido utilizada internacionalmente como instrumento para melhorar a eficiência dos serviços públicos, otimizando processos administrativos e promovendo a transparência.
Artur Lima mencionou ainda os avanços que têm sido feitos, na Região, ao nível da transição digital.
“Nos Açores, temos trabalhado intensamente para que a nossa Região seja parte integrante da transformação digital que está a ocorrer na Europa. Através dos fundos da União Europeia e com a colaboração de parceiros estratégicos, estamos a investir em infraestruturas que facilitam a adoção de tecnologias de ponta, incluindo a IA”, disse.
A cibersegurança e a proteção digital foram ainda destacadas como imprescindíveis à inovação tecnológica, áreas que o Governo dos Açores tem definido como prioritárias e nas quais tem trabalhado com empresas líderes no mercado mundial.
O evento contou com especialistas no uso de IA, que apresentaram vários casos de sucesso, procurando apelar para o aumento da eficiência e produtividade com recurso às novas tecnologias.
Na sua apresentação, a Google exemplificou as capacidades da IA Generativa, um ramo da IA focado na criação de novo conteúdo, baseado em padrões identificados e da qual chatbots como o ChatGPT é exemplo.
Já a Dronamics apresentou um projeto de transporte de carga aérea através de drones, com recurso à IA, com propostas de ligar as ilhas de coesão entre si e o arquipélago ao continente português.
Ao nível do setor privado, espera-se que a IA contribua para o aumento da eficiência operacional das empresas, através da automatização de processos, bem como fornecendo um suporte adequado à tomada de decisões, com base na análise de dados em tempo real.
Diversas empresas nacionais e internacionais de relevo marcaram presença no encontro, como a Deloitte, a Google, a Palo Alto Networks, a MEO, a NOS, a Dronamics, a Fundação Champalimaud e a Outsystems.