25 de Outubro 2024 - Publicado há 27 dias e 46 minutos
Centro de Qualificação dos Açores promove curso de produção e tecnologia da música em cooperação com o Exército
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego

O Centro de Qualificação dos Açores (CQA) está a promover o curso Técnico de Produção e Tecnologia da Música, no âmbito do Protocolo de Colaboração entre a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego e o Exército Português, assinado em dezembro de 2023.

É a primeira vez que esta formação de certificação de nível IV é dinamizada nos Açores, o que permite aos jovens adquirirem competências e qualificação nesta área sem terem de se deslocar para o Continente, como aconteceu até agora, onde o curso é promovido pelo IEFP.

Iniciaram a primeira edição do curso uma dezena de militares, titulares do 12.º ano de escolaridade, que vão adquirir competências para a criação e produção de música, assegurado a parte necessária à execução musical, para diversas aplicações, com recurso a tecnologias digitais.

Na cerimónia de abertura oficial do novo curso, que vai ser dinamizado no formato DUAL.Açores, a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, congratulou o Exército Português - Zona Militar dos Açores, pela iniciativa de “ir ao encontro de um serviço público de formação, o CQA, para alargar a oferta de formação para benefício de militares e civis”.

“A missão do CQA é assegurar, no âmbito das suas competências e recursos, respostas às necessidades de qualificação de empregados e desempregados e das entidades empregadoras”, sinalizou, enaltecendo o “encontro de vontades, disponibilidades e interesses comuns”.

Segundo a Secretária Regional, este novo curso não só permite aos formandos a sua admissão na categoria de Praças, como também impacta positivamente nas atividades da Banda Militar dos Açores, uma vez que a saída destes músicos da Região para prosseguirem estudos inviabilizaria muitas das atividades da Banda Militar e das próprias Filarmónicas onde estão integrados.

“O reforço da qualificação destes jovens músicos beneficia a vida profissional de cada um e nós, Região, como um todo, beneficiamos da sua qualificação e permanência nos Açores”, sintetizou.

No âmbito do Protocolo de Colaboração entre o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, e o Exército Português, especificamente a Zona Militar dos Açores, já foram integrados militares em cursos de curta duração em áreas como Reparação de Carroçarias, Pintura Auto, Serralharia e Soldadura.

Participaram esta quinta-feira na cerimónia de abertura oficial do novo curso, além dos formandos, formadores e de outros convidados, o Presidente do Conselho Diretivo do Centro de Qualificação dos Açores, Acir Meirelles, o Tenente-Coronel Paulo Bento, em representação do Comandante da Zona Militar dos Açores, e o Diretor Regional de Qualificação Profissional e Emprego, Renato Medeiros.

© Governo dos Açores | Fotos: SRJHE

Partilhar