Governo dos Açores congratula a Associação dos Agricultores da ilha do Pico por sucesso da Feira Agrícola
Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação
Durante três dias a ruralidade do Pico esteve exposta e foi possível verificar da sua especificidade, numa “ruralidade única, que caracteriza uma história e promove um futuro”, sustenta o Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, no rescaldo da Feira Agrícola do Pico.
Nesta feira estiveram expostos, especialmente, animais de produção de carne e de leite, evidenciando a excelência animal do Pico.
A adesão humana à assistência dos vários concursos das raças de carne (Simental-Fleckvieh, Charolesa, Limousine e Abaerdeen-Angus), da raça autóctone do Ramo Grande, da raça Holstein Frísia e de equinicultura é “muito demonstrativo do interesse das pessoas pelo mundo rural do Pico”, sustenta António Ventura.
E prossegue: “esta é parte de um mundo rural que ultrapassa a produtividade agrícola e assume um exemplo de suporte intergeracional de sustentabilidade na utilização dos recursos endógenos e na diversidade social, ambiental e turística que oferece”.
A qualidade dos animais de produção da Ilha do Pico “espelha bem o trabalho, a dedicação e o empenho dos agroprodutores no investimento genético e, como tal, no melhoramento das raças, para a obtenção de animais com vista à produção de leite e de carne com muita qualidade”, continua.
Também foi patente na mostra a preocupação pelos animais de companhia, tendo havido um desfile para adoção animal.
“É, assim, para o Governo Regional uma satisfação e um orgulho ter apoiado esta Feira, através, especialmente, dos Serviços de Desenvolvimento Agrário do Pico, sabendo dos seus efeitos positivos agroalimentares nos Açores e além-fronteiras. O Governo reconhece a vitalidade dos agricultores da Ilha do Pico e compromete-se a continuar a desenvolver as singulares agroproduções desta Ilha”, garante o Secretário Regional.
Num momento em que existe uma grande procura pela carne de bovino dos Açores, a Ilha do Pico afirma-se como uma geografia de elevada qualidade no fornecimento deste agroalimento.
Paralelamente à mostra bovina, decorreram vários eventos e palestras relacionados com a vitivinicultura, o enoturismo, a agricultura biológica, os solos, a confeção de novos pratos alimentares, o mel e as áreas protegidas.
Um encontro de produtores de agroalimentos com as populações, por exemplo, proporcionou diálogo e criou confiança alimentar, pelo conhecimento da sustentabilidade e capacidade produtiva dos Açores.
A Feira Agrícola do Pico teve o planeamento da Federação Agricola dos Açores, tendo tido a participação dos seus dirigentes e de outras associações e cooperativas dos Açores.