Terceira fase do Programa “Novos Idosos” com elevada procura, destaca Mónica Seidi
Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social
Para assinalar o Dia Mundial do Idoso, Mónica Seidi visitou Manuel Souza Lima, um dos beneficiários do programa “Novos Idosos” desde dezembro de 2023.
“Este é um programa que veio mudar o paradigma do envelhecimento. Este programa é um verdadeiro sucesso, pelo que queremos agora alargar a todos os concelhos da Região”, sublinha a Secretária Regional com a tutela da Segurança Social.
“Estamos a trabalhar com um total de 12 instituições de enquadramento” lembrou a Secretária da Saúde e Segurança Social.
E precisou: “o número de vagas disponíveis é de 221 para esta fase. É um grande orgulho para nós termos este efeito tão positivo na vida das pessoas, em particular daquelas que trabalharam toda uma vida e agora podem usufruir de maior conforto”.
O programa representará, em 2025, um investimento superior a quatro milhões de euros, sendo que o período de candidaturas da terceira fase de alargamento do Programa “Novos Idosos” terminou a 13 de setembro e, neste momento, as equipas técnicas estão a proceder à avaliação das mais de 500 candidaturas.
“A procura pelo programa é elevada, e tem vindo a subir, estando neste momento acima das 500 candidaturas o que comprova não só o sucesso deste trabalho, como garante a sua continuação, uma vez que a disponibilidade de vagas é dinâmica. É, mais uma vez, prova cabal do investimento deste Executivo nas pessoas”, vincou Mónica Seidi.
“Este é um programa que veio mudar o paradigma do envelhecimento” destacou ainda a governante.
Sobre o idoso hoje que visitou hoje, “os resultados estão à vista”.
E justificou: “este utente vivia sozinho desde a sua viuvez e tem tido a possibilidade de viver a sua casa, com o apoio de alguém, combater a solidão, e trabalhar a sua capacidade cognitiva. Está muito satisfeito e bem integrado. Espelha bem a aceitação da sociedade e o sucesso do programa”.