23 de Setembro 2024 - Publicado há 89 dias, 2 horas e 57 minutos
Governo dos Açores saúda iniciativa privada de lançamento de foguetes atmosféricos em Santa Maria
location Ponta Delgada

Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades

O Governo dos Açores informa que irão decorrer em Malbusca, freguesia de Santo Espírito, na ilha de Santa Maria, entre os dias 25 e 28 de setembro, inclusive, operações de lançamento de foguetes atmosféricos para testes.

Trata-se uma iniciativa privada, da responsabilidade da Atlantic Spaceport Consortium, empresa privada sedeada na ilha de Santa Maria, que atua no setor espacial, particularmente para concretização de atividades de acesso ao espaço.

O Governo dos Açores deseja o melhor sucesso aos envolvidos e acompanhará a operação com a maior atenção. Este é mais um importante passo no desenvolvimento científico, académico e empresarial que se pretende fazer crescer nos Açores, com centralidade na ilha de Santa Maria.

Estão previstos lançamentos atmosféricos de dois pequenos foguetes desenvolvidos e fabricados pelo Atlantic Spaceport Consortium, com o apoio da equipa Rocket Experiment Division, que irão decorrer entre as 11h00 e as 14h00 dos referidos dias.

A operação tem sido acompanhada pelo Governo dos Açores e o município de Vila do Porto, para além das autoridades competentes, tais como a Autoridade Nacional de Aviação Civil, Autoridade Marítima Nacional, Polícia de Segurança Pública, Proteção Civil, entre outras.

Este tipo de lançamentos enquadra-se numa categoria de lançamento de foguetes amadores, propulsionados por combustíveis não tóxicos, de reduzida massa e volume, que muitas vezes transportam pequenas cargas úteis, como os satélites de alunos do CanSat.

Estes lançamentos, denominados de atmosféricos, não são considerados lançamentos espaciais - o seu apogeu será abaixo dos 10km de altitude, servindo como uma plataforma para teste de conceitos, operações e formação para os intervenientes.

Os motores a utilizar são constituídos por propelente sólido, não tóxico, oriundos de um fabricante internacionalmente reconhecido que fornece várias entidades por todo o mundo. Os elementos envolvidos contam com a necessária experiência e dominam os procedimentos para assegurarem o correto manuseamento destes motores, e a segurança de todas as operações envolvidas nos lançamentos.

© Governo dos Açores | Fotos: GRA

Partilhar