Investigação e Inovação tornam os Açores mais competitivos, considera Artur Lima
Vice-Presidência do Governo Regional
A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento, organizou a segunda edição da iniciativa S3 Summit: Smart Specialization Strategy, que decorreu na quinta-feira e na sexta-feira na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
O evento centrou-se na comemoração e discussão dos 10 anos da Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente da Região Autónoma dos Açores 2022-2027 (RIS3 Açores).
O Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, que presidiu ao Conselho Regional para a Especialização Inteligente, comprometeu-se a “mobilizar dois terços dos fundos FEDER disponíveis para Investigação e Inovação (I&I) até ao final do primeiro semestre de 2025”, garantindo o aproveitamento pleno dos fundos europeus para esta área da governação.
“Focarmos o investimento em I&I, numa seleção de ativos e áreas estratégicas, numa diferenciação face ao exterior, permite-nos alavancar as vantagens competitivas da Região e o nosso posicionamento em cadeias de valor internacional”, salientou o governante.
Artur Lima observou, ainda, que “beneficiando dos fundos europeus e combinando os diversos instrumentos de financiamento disponíveis, os Açores podem criar importantes sinergias e melhorar a sua eficiência”.
No decurso de dois dias, a S3 Summit mobilizou agentes do Governo, academia, indústria e sociedade civil, para a discussão do balanço de uma década de RIS3 e as perspetivas para além de 2027.
Procurou-se, também, debater a importância da engenharia nos processos de valorização e transferência de conhecimento e a apresentação de fontes complementares de financiamento para I&I a nível europeu.
Igualmente em discussão esteve o lançamento de um processo de descoberta empreendedora, que irá mobilizar 6,5 milhões de euros para avisos do Programa Regional Açores 2030.