Organizações açorianas apelam à proteção do mar dos Açores
Secretaria Regional do Mar e das Pescas
A COOL Açores – Convenção das Organizações para um Oceano Limpo - teve lugar em Angra do Heroísmo, na Terceira, no passado fim de semana.
Reunindo 29 organizações e entidades que trabalham diariamente para a conservação do oceano, este dia testemunhou a união destas organizações no apoio à implementação mais rápida possível de Áreas Marinhas Protegidas no Mar dos Açores.
O evento reuniu diversas organizações da sociedade civil e especialistas para discutir a proteção e valorização do Mar da região, com especial foco na Rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores (RAMPA), com todas as organizações presentes a demonstrarem a necessidade e a vontade de criar uma plataforma colaborativa através da qual lhes seja possível unir esforços para proteger o Mar dos Açores.
Ao longo dos dois dias de convenção, os participantes envolveram-se em discussões aprofundadas em mesas-redondas e dinâmicas de grupo, abordando desafios atuais e futuros relacionados com a conservação marinha. As sessões incluíram sessões de esclarecimento destinadas às organizações, sobre a proposta de revisão da RAMPA e o papel vital da sociedade civil na proteção do mar dos Açores.
A sessão de abertura esteve a cargo de Mário Rui Pinho, Secretário Regional do Mar e das Pescas, e o evento contou com a presença de destacados oradores e especialistas, como Adriano Quintela, do Blue Azores, Débora Gutierrez, da Universidade dos Açores e Carlos Pinto Lopes, do Centro de Consulta e Estudos Jurídicos do Governo Regional.
A terceira edição da COOL Açores reafirmou a importância da participação contínua e do compromisso com a causa, refletindo a mobilização e o esforço conjunto em prol da proteção do Mar dos Açores. O evento procurou ativar e reforçar a ligação ao ecossistema de ONG e movimentos de cidadãos açorianos, promovendo a troca de conhecimentos e a partilha de experiências, capacitando-os para agir face aos desafios e ameaças que o oceano enfrenta.
Mário Rui Pinho, Secretário Regional do Mar e das Pescas, sublinhou: “É fundamental que se promovam espaços de debate como este, que possibilitem a partilha de conhecimentos e experiências, o diálogo, a cooperação e a recolha de contributos para o futuro do Mar dos Açores. O Governo Regional, incentiva as organizações açorianas a se dedicarem à proteção e conservação do oceano”.
“A COOL Açores 2024 foi um verdadeiro testemunho da força da colaboração. A partilha de experiências e a cooperação são essenciais para garantir um futuro sustentável. Juntos, estamos a fazer a diferença e a criar um impacto positivo na proteção do nosso oceano”, sublinhou Flávia Silva, gestora de projetos da Fundação Oceano Azul.
Ana Monteiro, do Blue Azores, destacou por seu turno: "este evento afirmou a importância das organizações da sociedade civil na criação de políticas eficazes e inclusivas para a conservação marinha. A participação ativa e o trabalho conjunto são fundamentais para enfrentar os desafios do oceano e a mensagem de urgência que todas estas organizações deixaram deve ser escutada".