Capacidade científica e tecnológica instalada na Região distingue os Açores a nível internacional, sublinha José Manuel Boleiro
Presidência do Governo Regional
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, acompanhado da Cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores, Margaret C. Campbell, visitou hoje a estação “European North Atlantic – Atmospheric Radiation Measurement” ENA-ARM, localizada na ilha Graciosa.
"Esta instalação é um prestígio para a ilha Graciosa, para os Açores e para o mundo, no que diz respeito ao importante conhecimento científico para um conhecimento cada vez mais profundo da coluna atmosférica", frisou José Manuel Boleiro.
E acrescentou: "estamos a dar um contributo para um conhecimento atmosférico e para um conhecimento dos efeitos e das alterações climáticas".
A ENA-ARM é uma plataforma internacional de estudos climáticos avançados no Atlântico, destinado à compreensão das interações oceano/atmosfera, em particular ao estudo dos mecanismos microfísicos da formação e influência das nuvens marinhas sobre o clima atual, bem como, com especial relevância, a sua influência sobre o clima futuro.
A estação desenvolve estudos de forma a melhorar os modelos globais do clima e destaca-se pelo "caráter inovador" das tecnologias e instrumentos que equipam a infraestrutura, permitindo o teste dos equipamentos pioneiros para estudo de novos modelos atmosféricos, correspondendo à mais recente tecnologia ao serviço das ciências atmosféricas e do clima e a uma estrutura eficaz de calibração e de validação de dados que estão ao dispor da comunidade científica internacional.
Este projeto resulta de um programa internacional promovido pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, através do Los Alamos National Laboratory, e conta com o apoio do Governo dos Açores, numa infraestrutura estratégica com mais de 10 anos de funcionamento contínuo, na ilha Graciosa.
O governante lembrou ainda que esta é uma infraestrutura que tem a capacidade de "promover a capacidade científica e tecnológica instalada nos Açores" nestes domínios, que dão à Região, do ponto de vista geoestratégico, uma distinção nacional, europeia e mundial.
Margaret C. Campbell destacou esta parceria, entre Estados Unidos da América, Governo dos Açores e Universidade dos Açores, como sendo "importante e representativa" da colaboração entre o governo americano e governo português, através dos Açores, em diversas áreas, especialmente na área tecnológica e científica.
Acompanharam ainda a visita o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, António Manuel Reis, o professor e investigador universitário Brito de Azevedo, e os elementos do Departamento de Energia dos Estados Unidos da América Juarez Viegas Silva e Heath Powers.