5 de Setembro 2024 - Publicado há 131 dias, 21 horas e 10 minutos
Região Autónoma dos Açores eleita como Vale Regional de Inovação, valoriza Artur Lima
location Angra do Heroísmo

Vice-Presidência do Governo Regional

A Região Autónoma dos Açores foi selecionada como Vale Regional de Inovação (RIV – Regional Innovation Valley), uma distinção atribuída pela Comissão Europeia, através da Comissária Europeia com a pasta da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, destaca este reconhecimento, realçando que “ao participar numa rede pan-europeia de inovação, os Açores podem adquirir novas capacidades tecnológicas e fortalecer o seu ecossistema de inovação, especialmente em setores prioritários como a cibersegurança, a energia renovável e o ambiente”.

O governante afirma também que “a atribuição deste selo permite à Região beneficiar dos fundos disponibilizados pela Comissão Europeia para projetos de inovação, incluindo os 116 milhões de euros disponibilizados para o desenvolvimento dos RIVs”.

O selo serve também de estímulo à economia regional, pois “a participação nesta rede pode impulsionar o crescimento económico, levar à criação de empregos ligados à ciência e à inovação, dar-nos projeção europeia e atrair investimentos externos”, conclui Artur Lima.

Elisa Ferreira, que se encontrou recentemente com o Vice-Presidente do Governo, declarou que a RIV mostra a resiliência das regiões num mundo competitivo, apelando à união das mesmas na construção de um robusto ecossistema europeu.

A RIV avalia parâmetros como a cibersegurança, a segurança alimentar, a transição energética e a economia circular, áreas em que o Governo Regional dos Açores tem vindo a desenvolver medidas concretas.

Composta por 149 regiões europeias, a RIV é uma das 25 medidas da Nova Agenda Europeia para a Inovação, cuja adoção procura colocar a Europa na liderança da inovação tecnológica, da transformação digital e do crescimento sustentável. A rede procura criar parcerias que levem à implementação de estratégias e políticas comuns europeias que respondam aos atuais desafios sociais, ambientais e energéticos.

Nos últimos anos, a Região tem participado em diversas ações de Investigação e Inovação no âmbito europeu. Em 2022, integrou uma iniciativa conjunta do Joint Research Center da Comissão Europeia e do Comité das Regiões designada como Parcerias para a Inovação Regional, e que contou com cerca de 100 regiões europeias que desenvolveram em conjunto um manual de ações práticas para o aumento da inovação regional. Em 2023, o Governo Regional dos Açores organizou a primeira edição do S3 Summit, um congresso internacional orientado para as dinâmicas de Investigação e Inovação. A segunda edição desta iniciativa irá decorrer nos próximos dias 19 e 20 de setembro, na Praia da Vitória.

© Governo dos Açores | Fotos: VPG

Partilhar