Jovens açorianos recebem “Cheque-Livro” no valor de 100 euros
Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego
Os jovens açorianos que atingem a maioridade – 18 anos vão receber um “Cheque-Livro” no valor de 100 euros para a aquisição de livros, nos termos do Regulamento publicado hoje em Jornal Oficial.
Esta medida criada pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, no âmbito do pacote “+ Jovem”, destina-se a todos os jovens com domicílio fiscal e/ou naturais dos Açores que tenham completado 18 anos de idade, tendo em vista contribuir para a sua qualificação, aumento do portfólio de competências e conhecimentos para a vida ativa.
Os jovens vão poder começar a beneficiar desta medida a partir do próximo dia 1 de setembro, devendo as candidaturas ser formalizadas através do Portal da Juventude: juventude.azores.gov.pt, no prazo máximo de 60 dias após terem atingido a maioridade.
No caso dos jovens que nasceram em 2006 e que tenham atingido a maioridade até hoje, 19 de agosto de 2024, podem apresentar a sua candidatura ao “Cheque-Livro” de 1 de setembro a 31 de outubro.
O “Cheque-Livro” pode ser utilizado na aquisição de vários livros nas diferentes entidades intermediárias com atividade na venda de livros físicos, com sede ou estabelecimento estável nos Açores, que adiram a esta medida, através de contrato de cooperação técnico-financeira a celebrar com o Governo Regional, sendo o pedido de adesão formalizado através do Portal da Juventude.
A lista de entidades intermediárias aprovadas para a dinamização do “Cheque-Livro” em parceria com o Governo dos Açores será publicada, e permanentemente atualizada, no Portal da Juventude.
O pacote “+ Jovem” é uma iniciativa do Governo de coligação PSD/CDS/PPM, criada por Resolução do Conselho do Governo de 10 de julho, para atrair e reter talento jovem nos Açores, conforme compromisso assumido no Programa do XIV Governo.
Entre as medidas que integram o “+ Jovem” está a “Medida de Valorização Salarial” de jovens trabalhadores, a medida “Regressa a Casa – Apoio à Mobilidade dos Jovens Estudantes Deslocados” ou “Estagiar nos Açores”, de apoio à realização de estágio de curta duração em mobilidade.
Mais informações sobre o pacote “+ Jovem” em https://juventude.azores.gov.pt/.