11 de Julho 2024 - Publicado há 15 dias, 23 horas e 14 minutos
Investimento na educação é razão estratégica do Governo dos Açores, afirma José Manuel Bolieiro
location Horta

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, acompanhado da Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, e da Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, presidiu hoje à assinatura do auto de consignação da empreitada de reparação da Escola Secundária Manuel de Arriaga, na Horta, ilha do Faial.

As obras de reparação da Escola Secundária Manuel de Arriaga estão orçadas em mais de meio milhão de euros e arrancam esta semana – a empreitada foi adjudicada, após concurso público, à empresa Conduril Engenharia – Açores, SA e tem um prazo de execução de 180 dias.

José Manuel Bolieiro sublinhou a importância deste investimento: “desde o primeiro instante definimos que a educação era uma prioridade para o desenvolvimento de uma comunidade, de um território e sobretudo da preparação de um futuro com as responsabilidades de no presente o trabalhar e o fazer”, declarou.

“O progresso é um continuado, não é um ato que se esgota em uma só realização”, disse também o Presidente do Governo na sessão tida esta manhã.

O investimento na educação é uma “razão estratégica do Governo”, que pretende garantir “boas condições para a aprendizagem” dos alunos, combinando pedagogia, recursos e um ambiente propício ao desenvolvimento educativo.

A parte mais significativa da intervenção na Escola Secundária Manuel de Arriaga visa remover e substituir os sistemas de impermeabilização das coberturas planas e curvas do edifício escolar, procedendo-se, ainda, à pintura do interior e do exterior em algumas salas e zonas do mesmo edifício, incluindo tratamento de fissuras e peitoris, além da reparação de elementos de betão armado e substituição de tetos falsos.

Será ainda intervencionada toda a zona do auditório que ficou danificada devido a infiltrações de água através da cobertura.

O desenvolvimento da 2.ª fase da variante à Horta também terá em consideração a acessibilidade à Escola Secundária Manuel de Arriaga para garantir um ambiente envolvente que permita valorizar a comunidade educativa, “em segurança, em celeridade e em percurso descarbonizado”.

Saliente-se que esta obra surge no âmbito de outras já realizadas pelo Governo dos Açores em infraestruturas escolares com o grande objetivo reparar e manter em boas condições de utilização as infraestruturas escolares da Região Autónoma dos Açores.

O Presidente do Governo aproveitou ainda para lembrar todo o trabalho desenvolvido por este Governo no que toca à educação, destacando os esforços para garantir qualidade na docência, estabilidade, dignificação das carreiras e recuperação do prestígio do corpo docente.

"Fizemos intervenções públicas, políticas, legislativas e regulamentares para acompanhar as justas reivindicações do setor educativo e proporcionar as melhores condições para o sucesso educativo," afirmou José Manuel Bolieiro.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar