Mónica Seidi reuniu-se com Comissão Nacional do Internato Médico
Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social
A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, e o Diretor Regional da Saúde, Pedro Paes, reuniram-se esta semana, em Ponta Delgada, com a Comissão Nacional do Internato Médico.
“Temos realidades diferentes na Região. Mesmo nas ilhas com hospital, basta olhar para o Hospital de Ponta Delgada, que é um hospital fim de linha, com serviços específicos, enquanto nas ilhas sem hospital temos unidades de saúde que, por exemplo, têm internamento. Esta realidade não ocorre em Portugal continental", realça a governante.
Na reunião foram abordados vários temas, como a desertificação dos concursos, e a necessidade de potenciar as singularidades do Serviço Regional de Saúde como forma de atrair internos, e que os mesmos possam desde logo "olhar para Região Autónoma dos Açores como lugar de futuro".
A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social agradeceu a disponibilidade das duas dezenas de médicos de vários pontos do país, que se deslocaram a Ponta Delgada para debater ideias e procurar soluções para os problemas que afligem não só os médicos internos da região, mas todos em geral.
"Especificamente nos Açores, precisamos de uma base mais sólida para que não desapareçam especialidades. Temos de atuar no imediato, mesmo sabendo que estas medidas só terão impacto visível daqui a seis ou sete anos. Não fazer nada é que não é opção”, defende Mónica Seidi.
E concretizou: "esta reunião foi, sem dúvida, uma profícua, uma vez que todas as entidades aqui representadas perceberam que há problemas que são comuns, e que a troca de ideias e de experiências é realmente benéfica para todos, num sentido muito prático e eficaz”.