19 de Junho 2024 - Publicado há 34 dias, 6 horas e 27 minutos
Açores recebem terceiro encontro Learning Deep Dive, do projeto europeu SATSDIFACTION
location Ponta Delgada

Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades

A cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, recebe, nos dias 27 e 28 de junho, o terceiro Learning Deep Dive (LDD), encontro do projeto europeu SATellite data and Spatial Data InFrAstruCTures for an evidence-based regIONal governance (SATSDIFACTION), cofinanciado pelo programa Interreg Europe.

Depois da Itália e da Polónia terem recebido os dois primeiros LDD deste projeto, em junho de 2023 e fevereiro de 2024, respetivamente,  os Açores são o palco do terceiro encontro que reúne os sete parceiros europeus que integram este consórcio: as regiões de Açores (Portugal), Veneto (Itália), Basilicata (Itália), Podkarpackie (Polónia) e Occitanie (França), o Município de Riga (Letónia) e ainda o ISSeP (Bélgica).

Na quinta-feira, dia 27 de junho, estão previstas duas sessões de trabalho, no Teatro Micaelense, estando a primeira destinada à troca de experiências e de boas práticas nos domínios da energia, ambiente e alterações climáticas, enquanto a segunda será dedicada a infraestruturas de dados espaciais, observação da Terra e infraestruturas regionais do setor espacial, que inclui ainda uma sessão de trabalho técnica. O dia termina com uma visita às instalações do CIVISA/Universidade dos Açores.

O dia 28 de junho será dedicado à realização de atividades de campo que incluem uma visita à central geotérmica do Pico Vermelho e a diversos outros pontos de interesse da ilha.

O projeto SATSDIFACTION iniciou-se em 2023 e tem uma duração de quatro anos, tendo por objetivo promover a partilha de experiências e a transferência de conhecimento no domínio da utilização de dados de satélite em infraestruturas de dados espaciais, ao nível local e regional, como meio para a melhoria da implementação de políticas públicas regionais.

Mais informações e consulta do programa da iniciativa podem ser consultados em: https://spaceazores.pt/satsdifaction-satellite-data-and-spatial-data-infrastructures-for-an-evidence-based-regional-governance/.

© Governo dos Açores | Fotos: SRAPC

Partilhar