11 de Junho 2024 - Publicado há 42 dias, 6 horas e 16 minutos
António Ventura congratula Associação Agrícola de São Miguel pelo XX Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação

O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, congratulou a Associação Agrícola de São Miguel por mais uma mostra pecuária, no âmbito da Raça Holstein Frísia.

António Ventura falava na abertura do XX Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia, que decorreu no parque de exposições de São Miguel, na Ribeira Grande.

“A excelência animal desta raça espelha bem o trabalho, a dedicação e o empenho dos produtores no investimento genético para a obtenção de animais que produzem um alimento essencial ao suporte da humanidade, como é o leite e os seus derivados”, disse o governante.

O responsável pela pasta da agricultura adiantou que o concurso “bem podia ser um certame internacional, tendo em conta a qualidade animal, as ligações e conexões com outras geografias mundiais, as visitas de técnicos e outras associações de outros países e a excecional organização da Associação Agrícola de São Miguel”.

“É, assim, para o Governo Regional, uma satisfação e um orgulho assistir a este concurso, sabendo dos seus efeitos positivos nos Açores e além-fronteiras”, salientou.

António Ventura sublinhou ainda os “benefícios na esfera da sustentabilidade agroprodutiva, na existência de uma reserva genética animal na Região, na possibilidade de exportação de animais vivos para a bovinicultura de leite e na divulgação do leite e produtos lácteos de grande valor intrínseco muito específico”.

E continuou: “Os Açores afirmam-se como Região produtora de leite, ultrapassando os 30% do quantitativo total do país”. 

O Secretário Regional concluiu frisando que a Associação Agrícola de São Miguel tem habituado todos, ao longo dos anos, “a uma mostra pecuária que em muito dignifica os Açores e assegura uma das riquezas produtivas dos Açores que é a bovinicultura de leite, que esteve, está e estará na base da economia da Região”.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar