26 de Abril 2024 - Publicado há 54 dias, 20 horas e 1 minutos
Berta Cabral destaca diversificação de mercados emissores com a nova ligação direta entre Ponta Delgada e Praga
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas participou, hoje, na cerimónia de receção do voo inaugural da nova ligação direta entre Praga, capital da Chéquia, e Ponta Delgada, operada pela Smartwings.

Esta rota “vem contribuir para a diversificação dos mercados emissores e para o incremento do turismo na Região, trazendo às ilhas mais visitantes do centro da Europa, e a capacidade de exploração de novas oportunidades que estão a surgir”, afirma Berta Cabral.

“Este ano, teremos quase uma dezena e meia de companhias aéreas a operar para os Açores, na época alta,com voos regulares, ligando a Região a 26 destinos nacionais e internacionais”, adiantou.

Segundo a governante, o aumento da conectividade internacional, com ligações ponto a ponto, é uma aposta ganha, que se continua a tentar incrementar e a diversificar, contando com o trabalho de promoção externa da Visit Azores.

“Pretendemos, igualmente, promover o contínuo alargamento dos períodos das operações aéreas que já estão a decorrer, visando a mitigação da sazonalidade turística e tirando também partido da operação interilhas da SATA Air Açores. O nosso objetivo, de que não abdicamos, é ter turismo todo o ano em todas as ilhas”, acrescentou a governante.

A nova rota de Praga será operada duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, partindo do Aeroporto VáclavHavel, em equipamento B737MAX, disponibilizando um total de 10.206 lugares.

A companhia aérea Smartwings é a primeira a oferecer voos diretos aos Açores desde Praga, sendo que esta ligação vai prolongar-se até 5 de novembro.

O voo QS1172 partiu da Chéquia às 12h00, com chegada prevista a Ponta Delgada às 15h30 locais, ou seja, com um tempo de voo de cinco horas e 30 minutos. No regresso, o voo QS1173, com duração de quatro horas e 35 minutos, deixará Ponta Delgada às 16h15 locais e aterrará em Praga às 22h50.

Os viajantes podem adquirir os seus bilhetes através dos sites oficiais da Smartwings e da Czech Airlines, uma vez que as duas transportadoras aéreas têm uma parceria de code-share.

O voo que esta sexta-feira chegou ao Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, veio com lotação esgotada e todos os passageiros e tripulantes receberam, da VisitAzores, um kit de boas-vindas com brochuras e produtos regionais.

© Governo dos Açores | Fotos: SRTMI

Partilhar